quinta-feira, 14 de março de 2013

A ORAÇÃO E O PODER DE DEUS



A ORAÇÃO E O PODER DE DEUS
“Orai sem cessar”I Tes 5:17
Pr. Timofei Diacov
Deus é poderoso para resolver o mais difícil problema através da oração de Seus fieis. Infelizmente, o povo que se chama cristão, nem sempre acredita neste poder. Que podemos dizer sobre a oração? Nem tudo que Bíblia ensina a respeito, podemos colocar neste papel tão pequeno. Mas, alguma coisa deve ser dita. O Senhor Jesus pode ser apresentado como modelo de oração eficaz, ora no monte, ora entre o povo. Às vezes, Ele passava noite inteira no monte orando a Deus. Satanás treme diante de homens que gastam suas vidas em oração; isso foi provado na Escócia, quando perguntaram à rainha desse país, sobre o que mais ela temia, seria uma invasão inimiga em seu país? Sua resposta foi: “Temo as orações de João Huss”. Hoje quase impossível encontrar nos pregadores do evangelho desta qualidade. Devemos distinguir entre rezar e orar: Rezar é repetir um conjunto de palavras que alguém escreveu; orar é conversar com Deus, usando palavras que brotam do próprio coração.



Em Atos 2:42 diz que a igreja perseverava em oração. Diante de problemas surgidos na igreja de Jerusalém, os apóstolos escolheram sete homens para cuidar dos problemas cotidianos, e eles mesmos estariam perseverando nas orações. Quando o apóstolo Paulo e Silas, estando na prisão, depois de terem recebidos açoites de vara, sem camisa, oravam e cantavam hinos a Deus. (Atos 16:25). Esta era a hora de lamentar, reclamar pelos seus próprios direitos, porém eles se dedicaram a cultuar a Deus. Sabem o que aconteceu?: “E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos” (Atos 16:25). Orar em que lugar? Em qualquer lugar, especialmente no templo de Deus, como diz Jesus em Luc 19:46: “Está escrito: a minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores”. É exatamente isto que vem acontecendo em determinadas igrejas, onde o vil metal está em grande evidência.



Quando o apóstolo Pedro estava na prisão por causa da palavra de Deus, a igreja de Jerusalém estava perseverando em oração. Qual foi o resultado? Deus enviou o Seu anjo e despertou Pedro que dormia algemado ao lado de dois soldados. As portas se abriram, as algemas de Pedro se soltaram e ele saiu, sem que ninguém percebesse. (Atos 12:5 a 13). Qual foi o homem, além de Cristo que orava mais? No livro de Daniel cap. 6 encontramos Daniel orando três vezes ao dia ao Senhor. Eram tão poderosas as suas orações que fez que os alicerces do inferno se movessem contra ele, ao ponto de fazerem-lhe armadilhas para que fosse lançado na cova dos leões; e qual foi o resultado?  A boca dos leões foi trancada; e os inimigos de Daniel tomaram o seu lugar, e os seus corpos foram esmigalhados. Este é o poder da oração do justo. Vejamos agora como pode a oração dos justos em nossos dias. Você deve conhecer a historia do grande patriarca Jó. Era ele o homem mais rico de seu tempo. E isto incomodava sobremaneira a Satanás, vindo a acusar o próprio Deus de estar privilegiando a Jó.



Satanás, pela permissão de Deus, destruiu toda a riqueza de Jó, inclusive a sua família. E como isto não bastasse, enviou-lhe três “amigos” para o consolarem, vendo quão grande era o sofrimento deste patriarca. Entretanto, Jó permaneceu fiel ao seu Deus. Que faríamos nós se vivêssemos em nossa carne este drama? E você distinto leitor, que faria? A resposta que Jó encontrou para as sua indagações, se encontra no livro de Jó 42: 10: “E Deus virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelo seus amigos”. Precisamos aprender de tudo que ouvimos neste pequeno artigo, especialmente aprender a orar pelos necessitados, particularmente quando a nossa necessidade é tremendamente grande; e Deus, sem nenhuma dúvida vai virar o nosso próprio cativeiro, seja ele de perda dos nossos bens, levando-nos a nos endividar a tal ponto de perguntarmos: “Por que tudo isso acontece conosco, sendo fiéis ao Senhor em tudo? Apocalipse 8b diz que as nossas orações são colocadas como incenso sobre taças de ouro”. Pedro diz que Deus está atento às orações de Seus filhos (I Pedro 4:7b).




Nenhum comentário: