terça-feira, 11 de maio de 2010

Boneca de Pano

Boneca de Pano

TIMOFEI DIACOV

Nas nossas visitas, conversávamos com certa pessoa, a quem queríamos fazer entender a mensagem do evangelho, usamos da seguinte ilustração: imaginemos estar conversando com uma menina, que trazia no seu colo uma boneca feita de pano, suja e surrada, se lhe dissermos: menina joga fora essa boneca feia; ela certamente iria se ofender, e até chorar, porque, enfim ela ama essa boneca. Mas, se comprarmos uma boneca nova, e lhe dissermos: menina, você quer trocar essa sua boneca velha, por esta boneca nova? Certamente que ela o faria. O ser humano, que não conhece ainda verdadeiramente a Deus, pode ser comparado a essa menina. Se lhe falarmos de Jesus, dizendo que precisa abandonar seus velhos hábitos, e que tais hábitos ou doutrinas não agradam a Deus, certamente que ele vai se ofender.


Qual então deve ser a nossa atitude? Leiamos Ezequiel 36:26 e veremos a resposta: “E vos darei um novo coração, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei de vós o coração de pedra, e vos darei um coração de carne”. Ora, coração de pedra não tem vida, veias, sangue e sensibilidade. E assim passamos a ser muito parecidos com essa boneca de pano. Deus através das palavras dirigidas a Ezequiel, quer que abandonemos maus hábitos, tradições que recebemos dos nossos antepassados; e quer que troquemos tudo isso por uma vida nova. Algumas vezes, sem muita experiência, dizendo bruscamente a determinadas pessoas, que abandonem a religião recebidas de seus pais; e como resposta pude observar que tais pessoas ficam ofendidas e magoadas. Mas qual foi a palavra de Jesus dirigida aos escribas e fariseus em Mateus 23? Ele os chama de sepulcros caiados e raça de víboras.


Como podemos observar, o ser humano ama a sua “boneca de pano” velha, rasgada, suja e detestável. O que Deus quer fazer com o homem é uma troca. Entrega-me tudo isso que não lhe dá a verdadeira alegria, e Eu lhe darei uma vida nova, novos pensamentos, novas atitudes, novos sentimentos; e lhe darei um novo espírito, e porei dentro de vós o meu Espírito. E farei que andeis nos meus estatutos e os observeis. Quantas pessoas já tentaram mudar e não conseguiram! Observemos que é Deus quem quer mudar em nós as coisas. O querer pode ser nosso, mas não o realizar. O apóstolo Paulo em Flipenses 1:6 diz: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”. E recomenda: operai a vossa salvação com temor e tremor, porque é Deus que opera em vós. O que Deus quer de nós é que lhe demos a permissão, não barrando a ação do Espírito Santo. E recomenda ainda, a não entristecer o Espírito de Deus.


Que tal, distinto leitor, fazer uma troca com Deus? O rei Salomão no livro de Provérbios diz: “Filho meu, dá-me o teu coração”. Vale dizer: filho meu dá-me essa “boneca de pano e te darei uma boneca nova”, e porei dentro de você uma nova vida, vida de felicidade, de paz, ainda aqui, nesta vida; e o levarei para a morada celestial e eterna. Abandone tudo aquilo que não é de valor eterno e aceite os verdadeiros valores da vida, como disse o apóstolo João: “Aquele que ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. Deus quer que o homem abandone tudo aquilo que não agrada ao coração Dele. Ainda que pareça que Deus quer que mudemos de religião, na verdade não é isso o que Ele deseja, pois, ele deseja habitar o nosso coração; e quer nos dar a sensibilidade espiritual, pois, “O homem natural não entende as coisas do Espírito de Deus. Mas o que é espiritual, discerne tudo bem”. (I Cor2: 14e15). Então, vamos fazer uma troca com Jesus?

Nenhum comentário: