quarta-feira, 28 de abril de 2010

BATISMO NO ESPIRITO, OU NO FOGO.

BATISMO NO ESPIRITO, OU NO FOGO.

PR. TIMOFEI DIACOV


“E, eu vos batizo com água... mas Ele vos batizará com o espírito Santo e com fogo” (Mt 3:11). A impressão que se tem, é que muitos dos que iam ao batismo de João, o faziam com intuito de fugir da ira de Deus. Foi por isso que João perguntou-lhes: “Quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?” v.7. João batizava no rio Jordão, recomendando-lhes que dessem provas de arrependimento de pecados. O apóstolo Paulo em Rm 6:4e5 e Col. 2:12, diz que este batismo é para simbolizar o sepultamento daqueles que morreram para os seus próprios pecados. E em ICor 10:2, diz: “E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar”. Em Moisés, porque este os livrou da escravidão do Egito; e eles foram envolvidos na sua palavra; na nuvem porque esta os cobriu totalmente; e assim eles foram sepultados praticamente; e no mar, porque este se abriu formando duas grandes paredes de ambos os lados, como que também os estivesse sepultando.

“E, também em Enom, junto a Salim, João batizava (Batista) porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados por ele”. Perguntamos, para que muitas águas? Certamente para poder mergulhá-los, podendo assim simbolizar o sepultamento do pecador que morreu para os seus pecados. Não seria mais cômodo sentar-se junto ao templo com uma pequena bacia de água, e batizá-los? Sem dúvida que sim; mas, como ficaria a palavra de Deus? Afinal, queremos ser fiéis aos ensinos bíblicos, ou buscar comodidades? Isso faz lembrar os apóstolos que disseram às autoridades judaicas: “Importa obedecer antes à palavra de Deus do que a palavra dos homens”. (At 5:29). Este é o batismo nas águas. Agora pensemos no batismo no Espírito Santo. Este vem antes do batismo nas águas, pois diz Atos 19:2: “Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram: nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo”. Estes a quem Paulo dirige a palavra eram doze discípulos que creram em Jesus e foram batizados, sem terem-se convertidos genuinamente.

Paulo tornou a pregar-lhes a palavra; e assim houve conversões e o Espírito Santo se manifestou para confirmar. Observem que João batizava com o batismo do arrependimento, que vem antes do batismo nas águas, e que por sua vez aconteceu no batismo do Espírito Santo; e que deste, João testificou dizendo: “Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba, sobre Ele... que é o que batiza no Espírito Santo” (Jo1: 33e34). Com tais palavras, entendemos que quem batiza, não é o Espírito Santo, e sim o próprio Jesus. Pensemos agora sobre o batismo no fogo. Que fogo é este? Sem dúvida é o fogo do inferno, pois, diz João que a arvore que não produz bom fruto, corta-se e lança-se no fogo que nunca se apagará. É possível que alguém interpretasse como se fosse batismo de fogo do Espírito Santo. Mas a palavra é bem clara, “Arvore má que não produz bons frutos, lança-se no fogo”. Então este fogo é para os ímpios, ou cristãos entre aspas. Observe o prezado leitor, que Jesus tem em suas mãos a pá que faz cirandar o trigo, e queimar a palha no fogo.

Novamente a palavra trigo representa aquele que teve a verdadeira conversão, e foi batizado no Espírito Santo. A esta altura perguntamos-lhe com muito respeito e carinho: você quer escapar da ira vindoura? E isso não vai acontecer simplesmente por você ter sido batizado nas águas. Tenho perguntado a muitas pessoas, a quem desejo doutrinar: você já está salvo? E a resposta quase sempre tem sido a mesma: “Eu já sou batizado; eu coopero com minha igreja, o que está faltando na vida destas pessoas? Exatamente o conhecimento da palavra de Deus. O que disse o apóstolo Pedro antes do batismo? “Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam apagados os vossos pecados; e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (Atos3: 19). Leia também em João 3:36: “Aquele que crê no filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”. Você deseja ser batizado no Espírito Santo ou no fogo? Pense nisso. E que Deus o ajude.






Nenhum comentário: