terça-feira, 19 de janeiro de 2010

MULTIPLICAÇÃO DO NADA?

MULTIPLICAÇÃO DO NADA?



“Despede a multidão, para que, indo aos lugares e aldeias em redor, se agasalhem, e achem que comer; porque aqui estamos em lugar deserto. Mas Jesus lhes disse: dai-lhes vós de comer. E eles disseram: não temos senão cincos pães e dois peixes; salvo se nós próprios formos comprar comida para todo este povo... e, tomando cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, abençoou-os, e partiu-os, e deu-os aos seus discípulos para os porem diante da multidão. E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram do que lhes sobejou, doze cestos de pedaços” (Lc 9:12ª17). Desta narrativa entendemos que Deus pode multiplicar as coisas, quando elas existem e são entregues em Suas mãos. Entretanto é necessário que o homem entregue de coração e acredite que Deus pode multiplicá-los, como fez na ocasião em que multiplicou os pães. Temos outros exemplos de multiplicações, que citaremos. Elias, o profeta do Senhor, havia pedido a Deus para que retivesse a chuva, e por três anos e seis meses não choveu, vindo provocar a grande seca. Os riachos que produziam água secaram-se. E a ordem de Deus dada ao profeta, que fosse buscar alimento em casa de certa viúva.

Essa viúva, não tinha nem para si e seu filho, como iria atendê-lo? Mas a ordem de Deus era suprema. E ele foi e pediu-lhe água e pão, quando ela estava colhendo alguns cavacos para assar o seu último pão; e depois esperaria a morte. Mas disse-lhe Elias: vai e traze-me um pouco de água; e fê-la voltar, dizendo-lhe que lhe fizesse um pão dessa pouca farinha e azeite, para que ele comesse primeiro, pois o Senhor dissera que a farinha e o azeite não terminariam. Veja esta história em I Reis 17:11ª15. Como podemos ver, Deus só pode multiplicar aquilo que existe, não importa a quantia. Outro caso é o de Elizeu, que mantinha uma escola de profetas que necessitavam do alimento. Mas, havia poucos pães que não dariam para alimentar um número grande de profetas. Porém, Elizeu abençoando-os, alimentou a todos; e ainda sobejou. O que nós podemos aprender de tudo isto, é que o nosso coração deva estar aberto para Deus; e que não haja dúvidas que Deus irá multiplicar. Ele multiplica os nossos bens; e se formos rebeldes, multiplica também os nossos males. Quando Eva transgrediu a ordem de Deus, Ele lhe disse que multiplicaria a sua dor na geração de filhos. Isto mostra que Deus criou o ser humano já com a possibilidade de sentir dores. Portanto ela teria dores; só que doravante elas seriam multiplicadas. Isto se aplica também ao homem.

Mas nem sempre o homem acredita na multiplicação das coisas. Quando Deus lhe pede que abra o coração e as mãos para abençoar o seu semelhante, o coração dele se fecha. Mas, o ensino bíblico é dando que recebemos; perdoando que somos perdoados; amando que somos amados. Mas muitos não querem nada com nada. O egoísmo é o ponto fundamental para essa vida miserável de viver sem fé e sem esperança; e se acreditam; a sua oração sempre é: venha a nós; seja feita a nossa vontade. Não acreditam na multiplicação; só crêem na diminuição, na perda. Consequentemente, as suas vidas são cheias de misérias espirituais e morais. Tais pessoas não conhecem a Deus, cujo braço não está encolhido para que não possa abençoar. O deus deles é tão mesquinho quanto eles mesmos.

O prezado leitor já experimentou alguma vez colocar em prática estas verdades? Já entregou ao Senhor parte dos seus bens nas mãos do Criador que pode multiplicá-la? É verdade que Deus disse para Adão que no suor do seu rosto comeria o seu pão; mas também não deixa de ser verdade que Ele pode multiplicar os nossos bens quando eles se tornam poucos e colocados em Suas mãos. Que dizer daquela pobre viúva que tinha apenas duas pequenas moedas, que eram todo o seu sustento, certamente daquele dia; e que ela os colocou no altar de Deus, recebendo elogio do próprio Senhor Jesus. Certamente que o azeite e a farinha de sua cozinha nunca terminaram. Por isso é que o Salmista diz: “Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado” (Salmo 37:3). Deus multiplica só o que existe. Oremos: “Ó Deus, nós cremos nesta palavra; e provamos que ela é verdadeira: e pedimos-te, que dês ao leitor sensibilidade para aceitar estas palavras. Queremos que as palavras do apóstolo Pedro, fiquem em seus corações, que dizem: ‘provai e vede que o Senhor é bom’. Que, Senhor, haja abundancia em suas casas; e que os seus bens nas Tuas mãos sejam multiplicados. Em nome de Jesus. Amém.


Nenhum comentário: