sábado, 19 de dezembro de 2009

NATAL: REVELAÇÃO PARA DOUTOS E INDOUTOS

NATAL: REVELAÇÃO PARA DOUTOS E INDOUTOS

PR TIMOFEI DIACOV

A Bíblia não é um livro preconceituoso. Ela mesma diz que Deus não faz acepção de pessoas. Conforme Mateus 2:1ª12, a primeira revelação foi feita aos estudiosos do oriente, que não eram reis, e possivelmente, não eram três. Eles eram estudiosos, homens de certa cultura; estudavam os astros, ou seja, astronomia. Graças a isso puderam desvendar, através de uma estela, o nascimento do Salvador do mundo e o Rei de Israel, também o nosso. Por isso Deus lhes deu entendimento, sabedoria, e coragem para vir de um tão distante país para vir e ver com os próprios olhos esta tão grande revelação de Deus. Além disto, vieram de coração aberto, trazendo ouro incenso e mirra, que, certamente, para possibilitar o Rei nascido, na sua fuga ao Egito, poder fazer frente às dificuldades financeiras. Como é bom o homem ter o coração aberto para Deus; pois nele se cumpre a promessa feita a Abraão: “Abençoarei os que te abençoarem; e amaldiçoarei aos que te amaldiçoarem”.

O apóstolo Paulo diz que: ”A sabedoria deste mundo, é loucura para Deus”. Certamente que, para os magos foi vida e prosperidade, serem conduzidos pela sabedoria de Deus. Hoje dificilmente encontraremos gente humilde como estes mencionados sábios. Todos aqueles que vão à busca do Messias de Israel, Dele ouvirão estas palavras: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossas almas” (Mat. 11:29). Quando andamos pela cidade, vemo-la toda enfeitada com anúncios de produtos para o consumo; e muito pouco de edificação espiritual. De Deus quase nada se fala; de Jesus, menos ainda. Entretanto, lamentavelmente, a figura lendária de um velhinho de barbas brancas, chamado Papai Noel é exaltado. Então, Natal para este povo é festa de Papai Noel. E a mensagem de Deus para todos é: “Arrependei-vos e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecado, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor’ (Atos 3:19).

E a mensagem para os indoutos, é a mesma. Quem são eles? Lucas cap. 2: 8a20, fala deles, e os chama de pastores de ovelhas, a quem Deus se revelou, enviando o Seu anjo para lhes dar a mensagem do nascimento do Salvador do mundo. O Senhor Jesus em Mateus 11:25 e 26, agradece ao Pai dizendo: “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve”. Talvez, estes apascentadores de ovelhas, nunca tivessem imaginado de que seriam contemplados com este privilégio, de receberem a revelação de Deus. Vale citar Mateus 5:3: “Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus”. Estes, talvez, nunca tiveram oportunidades e possibilidades de se prepararem intelectualmente para a vida; porém, de coração sintonizado para ouvir a voz de Deus. Os intelectuais, regra geral, tem tendência para a arrogância. Felizes estes pastores, acostumados a lidar com ovelhas, que tiveram maior sensibilidade espiritual. E o próprio Jesus chama os seus seguidores de “ovelhas minhas”.

Ser ovelha de Cristo implica em ter maiores responsabilidades no reino de Deus, a quem Jesus diz: “Vós sois minhas testemunhas” (Atos 1:8). Deus chama a pobres e ricos; doutos e indoutos para O seguirem. Mas ninguém pode segui-Lo sem assumir compromisso com Ele. Entretanto, e lamentavelmente, existem milhões e milhões de seguidores que não assumem compromissos com Deus, nem se unem à sua igreja. Querem o Natal de Cristo, mas não o Cristo do Natal. Comem e bebem, trocam presentes entre si, mas não querem presentear o Aniversariante. A mensagem de arrependimento é apenas pró-forma. É um cristianismo faz- de-conta. Também o céu será faz-de-conta para estes. Mas, de fato poderão estar indo para o inferno. Coisa que Deus não quer. Então caro leitor de que lado você está? Ou que tipo de cristianismo está seguindo? Pró-forma? Procure ser autêntico, imitando os magos do oriente e os pastores de Belém.

Nenhum comentário: