segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

DEUS CONDENA A IDOLATRIA

DEUS CONDENA A IDOLATRIA

PR TIMOFEI DIACOV.


Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo na terra. Não te curvarás a elas nem a servirás; porque eu, o SENHOR sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos” (Êx 20:4e5). Certamente que Deus tinha as suas razões de proibir de o homem tributar culto aos ídolos; uma vez que, causa males ao próprio homem. Vejamos: 1º ele petrifica o coração e cega os olhos: “Salmo 115:8. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam”. O salmista está se referindo a imagem de escultura. Deus criou o homem para sentir a Sua presença e oferecer-Lhe tão somente a Ele culto, e não aos ídolos. 2º O ídolo amaldiçoa o homem, Deut. 27:15, diz: “Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, E todo o povo, respondendo, dirá: Amém”. Deus criou o homem para abençoá-lo, e não para amaldiçoá-lo.


O desobediente perde a benção da certeza, I João. 5:13 “Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus”. Como podemos ver o que crê em Jesus de fato, recebe a certeza da salvação; mas o idólatra não consegue admitir essa certeza. 3º Não vai herdar a vida eterna, ICor.6:10: “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras... herdarão o reino de Deus”. Ora, a vinda de Jesus foi para trazer a vida eterna para o homem; mas o idólatra fica privado desta benção--- a maior benção da vida, a principal. Pergunto, houve entre os cristãos quem se convertesse dos ídolos? Vejamos o que diz ITes.1:9; “E vos convertestes dos ídolos para servir o Deus vivo e verdadeiro”. Como podemos ver estes cristãos eram pagãos e idólatras; a quem Paulo pregou o evangelho de Jesus Cristo. Deus promete benção para aqueles que se convertem. Êx 20:6. “E faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos” (os que abandonam a idolatria).


Diante de tudo que foi exposto, alguém pode dizer: “Mas eu não adoro a imagem, mas a tenho como uma lembrança daquele que viveu aqui na terra; assim como eu faço como a algum parente cuja fotografia coloca na parede; eu não o estou adorando. E que diz a Bíblia sobre isto? Vejamos Êxodo 20:5: “Não te curvarás a elas nem as servirás porque eu o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso que visito a maldade dos pais”. Por estas palavras Deus considera o curvar-se diante de uma imagem, maldade, pecado, coisa abominável. Portanto é melhor obedecer a palavra de Deus, e não tentar arranjar justificativas que não justificam o erro. O pecado não está apenas com os que se curvam, como também com os que fabricam imagens de esculturas. Em Deuteronômio 27:15 diz: “Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra de artífice”. O apóstolo João em I João 1:21.diz ” Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém”.


Ora, se a Bíblia manda guardarmo-nos dos ídolos, por que havemos de contrariar a palavra de Deus? Pois Deus quer nos abençoar se observarmos o mandamento de não fazer, não nos encurvar e nem prestar cultos às imagens de esculturas. Vejamos o que diz o apóstolo Pedro aos primeiros cristãos, em Atos 3: 19. “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”. Prezado leitor, perdoa-me se por ventura você se sentiu ferido por esta palavra, pois não foi esta a minha intenção; e sim foi para ajudá-lo a conhecer a palavra de Deus. A minha família também foi idólatra; mas certo dia, a verdade bíblica veio ao nosso lar. Hoje a minha família toda, serve ao único Deus verdadeiro. Todos nós entendemos que poderíamos receber a certeza de nossa salvação, conforme I João 5:13. Portanto você também pode ter esta benção pela graça de Deus.


Nenhum comentário: