terça-feira, 19 de janeiro de 2010

JESUS CHEGOU

Jesus chegou!


PR TIMOFEI DIACOV

Lucas 2:8ª20

Quando um personagem ilustre, de projeção mundial, está para chegar a um país, os preparativos são feitos para recepcioná-lo; o povo é convocado a comparecer, e as ruas são enfeitadas; afinal, é uma pessoa muito importante que vai chegar! O Filho de Deus estava para chegar. Perguntamos: o povo estava preparado para recebê-lo? As ruas estavam enfeitadas? Havia uma comitiva especial para recebê-Lo? Não consta na história da humanidade! Foi necessário que o próprio Deus enviasse um anjo representando o Seu nome e um enorme cortejo celestial O acompanhasse. Eles vieram cantando e glorificando a Deus e dizendo: “Não temais porque vos trazemos novas de grande alegria que será para todo o povo; é que hoje vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Os pastores que estavam naquela comarca, durante as vigílias da noite, foi que tiveram o privilégio de ver e ouvir este anúncio. Na verdade tiveram grande medo, pois não estavam acostumados a coisas tão sublimes; porém foi-lhes dito, que não temessem.

Anos mais tarde quando Este Messias já estava para iniciar o Seu ministério, Deus levantou um homem chamado João Batista que percorreu o deserto de Judéia, preparando o caminho Deste Ilustríssimo personagem, que é o mais ilustre de todos que passaram por esta terra. Não foi fácil esta missão de preparar o caminho, pois teria que abater os outeiros e elevar os vales. Sua mensagem era um discurso duro para os soberbos, tendo que chamá-los de raça de víboras (Lc3). Nem sempre o mensageiro de Deus pode usar linguagem suave; ou palavras brandas; como o próprio Jesus o fez, chamando-os de sepulcros caiados (Mt23: 19ª27). O importante desta mensagem, é que Jesus chegou; e chegou trazendo a verdadeira paz e grande esperança de uma vida melhor. Ora, se a mensagem é tão importante, por que não foi enviada ao palácio real ou, aos grandes do judaísmo (que deveriam estar esperando), o Seu nascimento, e que foi anunciada aos humildes pastores de ovelhas?

Por que o Salvador do mundo deveria nascer numa manjedoura, e não em um palácio real? Na verdade não deveria isto acontecer, mas, porque não havia para Ele outro lugar. Único lugar encontrado foi onde os animais faziam as suas refeições. E, isso seria mais um sinal de que na vida de Israel, o Senhor não encontraria guarida ou acolhimento. A Sua mensagem iria chocar-se com a teologia dessas autoridades; uma vez que, a mensagem Dele seria: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e vós achareis descanso para vossas almas” (Mat. 11:29). O verdadeiro Natal é alegria, e não folia. Foi o que os anjos fizeram, dando glória a Deus nas alturas, e paz na terra e boa vontade da parte de Deus aos homens. “Este vos será um sinal, achareis o menino envolto em panos deitado numa manjedoura” (Lc2: 12). Isto em outras palavras era Deus querendo evitar confusão entre os pastores; pois o evangelho de Cristo é coisa certa, clara e indubitável.

Tudo tem o seu tempo. Deus também. O mundo não poderia mais continuar do jeito que estava. Quando o Senhor Jesus regressar, será no tempo que o mundo não poderá continuar do jeito que está indo. A vida vai se tornando insuportável. Está exigindo mudanças, a começar pelo caráter do homem; pois se ouve por toda parte gritos, pedindo justiça. Aliás, a mensagem do Messias era exatamente esta, e ela foi feita quando o Senhor foi levado ao sacrifício no calvário: as nossas iniqüidades caíram sobre Ele, como diz o profeta no livro de Isaias 53. Ele trouxe a justiça que vem da graça de Deus, que justifica o homem, declarando-o em condições de permanecer na presença de Deus; caso esta justiça for recusada, receberão a justiça punitiva em si mesmos. Caro leitor, você vai aceitar a justiça aplicada a Jesus? Caso não receberá a justiça punitiva em si mesmo; pois Jesus já chegou!

Nenhum comentário: