segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A VIDA NO ALÉM

A VIDA NO ALÉM
PR TIMOFEI DIACOV

Como é a vida no além, ou seja, como vivem aqueles que partiram desta vida para o além? Eles nos ouvem? Eles nos vêem? Eles podem responder as nossas petições? Eles intercedem por nós? Estas e outras perguntas iremos considerar nesta meditação. Antes, porém, queremos transcrever Eclesiastes 9 versos 5e6: “Porque os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tão pouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja, já pereceram e já não tem parte neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”. Os mortos vêem? Se os mortos santos nos vissem, o céu para eles seria um inferno, diante de tantos problemas e situações adversas pelas quais passamos. Mas graças a Deus eles não nos vêem.
Podemos nós orar pelas suas almas? Podemos sim, mas o problema é que eles não nos ouvem, pois o texto lido diz que eles não têm comunicação com o que se passa aqui na terra, verso 6. Neste caso estaríamos perdendo o nosso tempo e nos enganando a nós mesmos. Podemos nós interceder por eles, pedindo a Deus que os abençoe e lhes dê a salvação? À luz da palavra de Deus registrada em II Cor 6:2, não podemos. “Porque diz: ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação: eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação”. E também em Hebreus 3:7e8 diz: “Como diz o Espírito Santo, se hoje ouvirdes a sua voz não endureçais os vossos corações”. Como podemos ver a salvação é uma questão pessoal e aqui nesta vida. Depois desta vida não haverá mais oportunidade de salvação. E os mortos, podem interceder por nós? Podem, mas não serão atendidos. Veja em Lucas 16: 27e28: “Rogo-te, pois, ó Pai, que os mande à casa de meu Pai, pois tenho cinco irmãos; par que lhes dê testemunho, afim de que não venham também para este lugar de tormento”. Esta oração não foi atendida, como também de nenhum outro falecido; oração que o falecido rico fez em favor de seus irmãos aqui na terra.
Os mortos podem voltar a terra e pregar a palavra de Deus? Abraão respondeu que ainda que viessem ninguém se converteria com a pregação deles; pois Lucas 16:31 diz:”Se não ouvem a Moises e aos profetas, tão pouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite”. A Bíblia, que é mensagem completa de Deus para todos, está sendo pregada de várias maneiras e em todos os lugares; pois é a única maneira de trazer o homem de volta para Deus. Então não resolve querer criar outra maneira de o homem ser salvo. Quando o Senhor Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos, deixou o mandamento de ir e pregar o evangelho a toda criatura. “Quem crer será salvo quem não quer será condenado” (Marcos 16:15e16). Existe um hino que está no Cantor Cristão que diz: “Orações não salvam, apesar do seu fervor; petições não têm valor pra salvar o pecador. É Jesus quem salva; a morte consumou, meu pecado perdoou. É Jesus quem salva”.
Para chegarmos até Deus, Jesus é o Mediador, pois, diz em I Timóteo 2:5: “Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens__ Jesus Cristo, homem. E no Evangelho de João 14: v6 diz Jesus: “Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. O Senhor Jesus ainda diz em João 15:16, que na oração temos só uma direção, que é a pessoa do Pai: “Para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai Ele vo-lo conceda”. Diante do exposto, distinto leitor, você irá continuar intercedendo pelos mortos, deixando de obedecer o ensino bíblico? Ou vai aguardar que os que são falecidos intercedam junto do Pai por você? Ou pela sua salvação, sabendo que a oração dos mortos não é atendida? Ou vai esperar que algum dos mortos venha e lhe traga a mensagem de salvação? Seja prudente, e cuidadoso em examinar o que Deus deixou escrito na Bíblia; e assim alcance o seu perdão. Pedimos a Deus que o ajude; e não se deixe levar por aquilo que você recebeu por tradição.

Nenhum comentário: