domingo, 6 de dezembro de 2009

O SACERDÓCIO HOJE

O SACERDÓCIO HOJE
PR TIMOFEI DIACOV

“E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a Ele glória e poder para todo o sempre. Amém” (Ap 1:6). O Senhor Jesus Cristo é chamado na Bíblia o Sumo Sacerdote dos bens futuros. No Antigo Testamento, antes da promulgação da lei, o pai de família era o sacerdote do lar. Como exemplo, temos Abraão, depois Isaque seu filho, e por fim Jacó seu neto. Moisés quando fugia da presença de Faraó, rei do Egito, abrigou-se na casa de Jetro, que era sacerdote, e que veio a ser seu sogro, na terra de Midiã. Nessa ocasião Deus o vocacionou para voltar ao Egito e libertar Israel da escravidão. Foi por meio dele que Deus, através de um dos filhos de Levi, estabeleceu o sacerdócio, tendo Arão como o sumo-sacerdote. Mas terminado este período, Deus vocacionou o Seu próprio Filho; e este passou a ser o nosso Sumo-Sacerdote.
Com a vinda Deste, deixou de existir sacerdotes, que eram em grande numero; e que cuidavam do ministério dos sacrifícios, holocaustos, e queima de incensos. Todos estes deixaram de existir para dar lugar a Jesus; conforme Hebreus 8:5, visto que eram sombra dos bens futuros. O Senhor Jesus, como era Filho de Deus e Sumo-Sacerdote era perfeito, e Seu sacerdócio deveria ser perpétuo; e, além disto, tornou-se o próprio sacrifício, oferecendo-Se a Si mesmo como holocausto na cruz do calvário entregou-Se a Si mesmo para fazer expiação dos nossos pecados. Diz ainda a epístola aos Hebreus 7:25, que Ele pode salvar-nos perfeitamente, vivendo para interceder por nós. Apocalipse 1:6 diz: ”E nos fez reis e sacerdotes para Deus Seu Pai; a Ele glória e poder para todo o sempre”. E no cap. 5:10 diz: “E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”. Uma vez que Cristo era Rei e Sacerdote; aqueles que O seguissem também seriam como Ele, reis e sacerdotes, pois com Ele reinarão.
João Batista em João 1:29, apresenta-O a Israel, como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. De sorte que, quem O aceita como tal, fica livre do pecado que o condenava. Em I Pedro 2:5 diz o apóstolo: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo”. Por estas e outras palavras da Bíblia, Deus quer fazer-nos entender que hoje não é mais necessário ter sacerdotes na sua igreja; mas que cada um de nós, sendo o seu próprio sacerdote, ofereçamos a Deus sacrifícios espirituais, como nos diz Salmo 51:17: “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás ó Deus”. No Antigo Testamento encontramos menção na qualidade de Sumo-Sacerdote, que era o protótipo de Cristo. A sua genealogia não é mencionada como a dos sacerdotes levíticos.

Portanto, tudo que foi dito, escrito e praticado, relativamente ao sacerdócio, era sombra dos bens futuros, que hoje no Cristianismo estamos usufruindo. De sorte que, não devemos viver na sombra, e sim na realidade. Tudo indicava que Jesus viria ao mundo e que seria Sacerdote, Profeta, Rei e o próprio sacrifício. Agora que tudo aconteceu, não resta mais lugar para o sistema antigo. Não se queima mais o cordeiro, porque o Cordeiro de Deus foi sacrificado, e nós pudemos alcançar a remissão das nossas culpas. E se não há mais lugar para tais práticas, o cristão verdadeiro, liberto, oferece a Deus sacrifícios de louvor. Portanto, Deus não quer que Lhe ofereçamos sacrifícios de animais, mas da nossa própria vida, conforme Romanos 12:1, que o apóstolo Paulo chama de sacrifício vivo. Então, dileto leitor, você vai querer viver nas práticas antigas, ou vai aceitar o ensino de que você é o seu próprio sacerdote, e Jesus o Sumo-Sacerdote?

Nenhum comentário: