domingo, 6 de dezembro de 2009

DOMINADOR OU DOMINADO

DOMINADOR, OU, DOMINADO?
PR TIMOFEI DIACOV

“E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras... e Jesus perguntou-lhe: qual é o teu nome? E ele lhe respondeu: legião é o meu nome, porque somos muitos” (Mc5: 5e9). Nesta vida todo o ser humano pode estar sendo influenciado, e até dominado, por um inimigo invisível, se lhe faltar o cuidado, que a Bíblia o chama de Satanás, o enganador. Podemos mencionar dois dos que caíram nos seus laços: Sansão, que foi dominado por uma mulher chamada Dalila; Judas Iscariotes que foi um dos doze apóstolos; Zedequias e Acabe, sacerdotes que cometeram adultério, e foram assados no forno por Nabucodonosor. Deus não nos criou para sermos dominados, mas, dominadores. Podemos citar alguns casos de pessoas, que eram dominadas e que foram libertadas pelo nome de Jesus: no livro de Atos 16, Lucas conta a história de uma jovem que, sob o poder demoníaco, adivinhando, dava grandes lucros para os seus dominadores, inclusive dando ao apóstolo Paulo e Silas, profecias bíblicas; a quem Paulo repreendendo, fez com que ela perdesse essa virtude.
Durante o nosso ministério de 51 anos, pudemos usados por Deus libertar duas pessoas também escravizadas por este mesmo inimigo, uma vez que, a mensagem de Jesus, para os Seus pregadores é esta mesma: pregar libertação, anunciando o ano aceitável do Senhor. Por esta mesma razão, Paulo diz em II Cor5: 17: “Assim que, se alguém está em Cristo Jesus, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, e eis que tudo se fez novo”. Conhecemos pessoalmente, um homem que, no passado, foi um cangaceiro; e que ele próprio nos contou as barbaridades que praticara, antes de ter um encontro com Jesus, que o salvou e o regenerou. O seu nome é Narciso Lemos. Poderíamos citar muitos outros casos de como Jesus libertou do poder de Satanás; mas vamos nos ater no caso supracitado em Marcos 5. Ele é conhecido como O Endemoninhado Gadareno. Todos fugiam dele; menos Jesus. Atirava pedras contra as pessoas, andava nu, feria-se nas pedras e dormia nos sepulcros. Enfim era um terror para a população de Gadara.
Assim que Jesus desceu do barco, foi ao encontro dele, e lhe perguntou dizendo: “Qual é o teu nome?” e a sua resposta foi: “Meu nome é legião; porque somos muitos”. Já imaginou leitor amigo, um homem dominado por seis mil demônios? Diz Isaias 61 que O Senhor Jesus, veio libertar os cativos; e na epistola aos Hebreus diz que veio libertar os oprimidos do Diabo; e eis aqui um deles. Certamente ele deixaria de chamar-se legião; e com certeza Deus lhe dará um novo nome lá na glória. Aqui na terra, às vezes, os homens podem nos dar certos apelidos depreciativos; mas com Deus isso não vai acontecer. Deus tomou liberdade de, aqui na terra, mudar alguns nomes: de Simão, para Pedro; de João e Tiago para, filhos do trovão; para José, o povo deu apelido de Barnabé, filho da consolação; e Tomé, foi chamado de Didimo, (gêmeos). No AT, Deus mudou de Abrão para Abraão, de Sarai para Sara; de Jacó para Israel. Essas mudanças eram para marcar a transformação de vidas tidas para com Deus. E o Senhor Jesus Cristo no livro do Apocalipse, promete para cada um de nós, darnos-nos um novo nome.
Agora, o ex-gadareno deseja andar com Jesus; vestido, de são juízo sentado no barco, quer desfrutar da agradável companhia de seu Benfeitor, podendo servi-Lo; mas o Senhor lhe ordena: “Vai para os teus familiares e conta-lhes o que o Senhor te fez, e como teve de ti misericórdia. E ele foi e por toda aquela região proclamava a palavra de Deus”. Prezado leitor, como pudemos demonstrar o homem não foi criado para ser dominado, mas para dominar. E quando é dominado, acontecem coisas tão estranhas como pudemos ver nos exemplos citados. Mas como a missão de Jesus é para nos libertar e nos ajudar a ter domínio próprio, Ele morreu e ressuscitou e dominou a própria morte. E a Sua recomendação é que vençamos as tentações e tribulações, que as teríamos muitas vezes; mas, diz Ele: ”Tende bom animo; Eu venci o mundo; vós também vencereis; porque Eu vivo, vós também vivereis”. Portanto glorifique a Deus por ter-lhe dado o poder de dominar e jamais ser dominado pelo mal. E que assim seja!

Nenhum comentário: