terça-feira, 4 de agosto de 2009

PERIQUITINHO VERDE

PERIQUITINHO VERDE
PR TIMOFEI DIACOV

“Meu periquitinho verde, tira a sorte, por favor, que eu quero resolver este caso de amor, pois se eu não caso, neste caso eu vou morrer”. Lembro-me da minha infância, quando pelas nossas ruas passava um homem com um realejo, para tirar sorte, dos que a buscavam, através de um pequeno periquito verde. Não faltavam os que confiavam nessa pequena ave inocente. Teria ela algum entendimento? Hoje as coisas não mudaram muito. Muita gente usa versos bíblicos numa caixinha para ver o que Deus quer lhe dizer. Já imaginaram se o verso retirado dissesse: “e Judas foi e enforcou-se”. Depois retirasse outro verso que dissesse: “Vai tu e faze o mesmo”. E pela terceira vez retirasse, e o verso dissesse: “O que tens a fazer, faze-o depressa”. São versos bíblicos como muitos outros que não se prestam para consultar a sorte.
O rei Nabucodonosor, quando queria invadir a terra de Jerusalém ou outros países, parava e consultava as nuvens, e outras vezes abria o ventre de uma galinha para saber se deveria ou não invadir tal cidade. Hoje as coisas não são diferentes, pois, muitos consultam a palma das mãos para saber se vai casar-se com fulano ou com beltrano, com esta ou aquela. Outros ainda consultam cartomantes. E outros misturam pedrinhas, espalham para ver a posição de cada uma; e querem com isso, saber do seu destino. Outros consultam os mortos; e outros consultam os ídolos. Será que tais coisas têm alguma inteligência? O Salmo 115 diz que não; e os que de tais práticas usam, se tornam semelhantes aos objetos ou aos mortos e ídolos que nada sabem. E recomenda buscar a Deus. O único ser inteligente que Deus colocou na terra, é o ser humano. Entretanto, e lamentavelmente, este se embruteceu.
Não seria bem melhor o homem usar o bom senso e a inteligência para ouvir a voz de Deus? Ouçamos por exemplo o que diz Isaias 55:7: “Deixe o perverso o seu caminho, e o iníquo, os seus pensamentos; e converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”. Voltando para o Salmo 115, no verso 11 diz: “Confiam no Senhor os que O temem; pois Ele é o seu amparo e o seu escudo”. O profeta Isaias no seu livro cap. 8 vs 19e20 diz: “Quando vos disserem: “consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva. Como podemos ver, Deus abomina tais consultas. Por isso Ele deixou escrita a Sua palavra.
No Salmo 139:23e24 diz o salmista: “Sonda-me, ó Deus, conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mal e guia-me pelo caminho eterno”. Em tudo isto que foi dito, temos que aprender que o poder e conhecimento estão em Deus; e o apóstolo Paulo chama a Jesus de sabedoria de Deus. E Tiago aconselha: “Eia agora vós, que dizeis: hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã... em lugar de que devíeis dizer: se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo” (Tiago 4: 13ª 15). Como é sábia a palavra de Deus para dirigir a nossa vida! E muita gente ao invés de consultar a Deus, como foi dito, faz como os que consultavam o periquitinho verde. É melhor consultar a Deus que tudo vê tudo conhece e tudo pode. É melhor usar a nossa inteligência do que valer-nos da ignorância dos outros.

Nenhum comentário: