quarta-feira, 22 de julho de 2009

É JESUS OU ISRAEL?

É JESUS, OU ISRAEL?
PR TIMOFEI DIACOV

Conversando com certo senhor comerciante (judeu), tentando fazê-lo confessar o nome de Jesus, reconhecendo-O ser Ele o Cristo prometido ao povo de Israel, ele retrucou, dizendo que o Cristo ainda não nasceu. Ele citou alguns textos bíblicos alusivos à pessoa de Cristo. Não sabemos se o fazia para demonstrar conhecimento, ou fazia com sinceridade. O povo judeu aceita o capítulo 53 do profeta Isaias como sendo uma referencia ao próprio povo de Israel e não ao Messias. Gostaria de, nesta meditação mostrar neste mesmo livro alguns dados para provar que o profeta se refere ao Messias, e não ao povo judeu:
1º No verso 10 diz que, “Ao Senhor agradou moê-LO”. Pergunto, desde quanto o povo de Israel foi submetido à tamanha ignomínia, ou sofrimento? Por que não aceitar o restante do texto, pois este se refere ao sofrimento de uma pessoa, e não de uma nação? 2º No verso 11, diz que “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito”. O povo de Israel nunca fez sacrifício em favor da humanidade. Sabemos que sofreu muitas vezes por sua própria culpa, e não pela culpa da humanidade. No mesmo verso ainda diz que, “Ele justificará a muitos, porque levará as iniquidades deles sobre Si”. Que entendemos por justificar, se não declarar justos aqueles que O aceitam?
Desde quando Deus credenciou Israel para tal função? Não seria bem melhor aceitar a idéia, de que esta é uma referencia ao Messias? O apóstolo Paulo diz em Romanos 5:1”Justificados, pois pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. No verso 12 diz que, “Ele levou sobre Si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercede”. Como se pode ver é uma referencia muito clara de que o Cristo padeceu pela humanidade. Isaias 53:4 diz que, “Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores”. Quem foi que fez isto, Israel ou o Messias? É claro que foi Jesus Cristo. No verso 7 diz que, “Como cordeiro foi levado para o matadouro”. João 1; 29, referindo-se a Jesus diz: “Eis aí o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
No verso 9 diz que, “Mas com o rico esteve na Sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em Sua boca”. Durante o Seu ministério terreno, o Senhor Jesus desafiou os judeus a mostrarem alguma iniqüidade, procedente de Sua boca. Mas ninguém provou coisa alguma; e Ele foi sepultado no túmulo de José de Arimatéia, que era um homem muito rico, dizem os evangelhos. Diante de tudo isto poderá ainda haver alguma dúvida a respeito de Isaias 53, que fala do sofrimento do Messias, e não do povo de Israel? E no verso1 diz o profeta Isaias: “Quem creu na nossa pregação?” Sabemos que, segundo o Novo Testamento, poucos da parte de Israel creram. Que não aconteça o mesmo que aconteceu a Israel, com o prezado leitor.

Nenhum comentário: