quarta-feira, 15 de julho de 2009

TIPOS DE CRISTO

TIPOS DE CRISTO
PR TIMOFEI DIACOV


A Bíblia em vários lugares apresenta fatos na vida de certas pessoas que muito se assemelham a Jesus Cristo. A primeira delas é a vida de Noé. A raça humana estava totalmente corrompida, e Deus precisava salvá-la. E procurando encontrou um homem chamado Noé, íntegro na sua geração, temente a Deus, a quem deu ordem para construir uma arca, através de quem pudesse iniciar uma nova raça, conforme Gênesis 6 e 7. Mas para tanto, deveria construir uma arca para sua própria salvação, da família e de todos os seres viventes. A Bíblia o chama de o pregoeiro da justiça. Somente ele, esposa, três filhos e três noras, creram na mensagem e foram salvos. O Senhor Jesus Cristo veio ao mundo não para salvar fisicamente a humanidade, mas espiritualmente. E percorria Jesus as cidades e aldeia, à semelhança de Noé, pregando e ensinando, pedindo ao povo que se arrependesse e voltasse para Deus. O seu objetivo era fazer evitar a ida do homem para o inferno.

A segunda pessoa que muito se assemelhou a Jesus, até no próprio nome, foi José, o filho muito amado de Jacó. Ele se notabilizou pelos seus sonhos, onde ele se destacava diante de seus irmãos, causando-lhes muita inveja, ao ponto de o venderem para os egípcios, como escravo. E isso causou muito sofrimento a seu pai Jacó, que acreditava ter sido ele devorado por alguma fera. Entretanto na terra do Egito, tentado, caluniado e posto numa prisão. Esta história esta registrada no livro de Gênesis a partir do capítulo 40. Encontramos duas vezes menção que Deus era com ele; daí a sua prosperidade. E novamente ele interpreta sonhos de Faraó, rei do Egito, conforme o fizera na própria prisão. E devido à veracidade de sua interpretação ele é, promovido de um simples escravo, para governador de toda a terra do Egito. E assim ele passa a ser o salvador do mundo, conforme o significado do nome que Faraó lhe dera, aos trinta anos de idade, conforme o próprio Jesus.

A terceira pessoa é mencionada pelo nome do seu próprio livro, Daniel, vendido ou levado como escravo para a terra da Babilônia ainda bem jovem. Ele é chamado de: “O homem mui desejado”, cujas orações são respondidas de imediato, vindo o anjo Gabriel, que assistia na presença de Deus, para lhe trazer resposta de suas petições. Ele também é promovido a governador da Babilônia. Assim como Jesus, Daniel foi rejeitado pelos seus inimigos gratuitos, movidos pela inveja, acusado falsamente e lançado na cova dos leões, sem, no entanto, ser devorados por eles. Sempre os seus inimigos foram derrotados; porque nele havia um espírito excelente, e Deus era com ele. Não aconteceu o mesmo com Jesus, Vendido pelos próprios irmãos de raça para ser crucificado? Em todos os tempos da história humana, todos os que foram fieis a Deus foram invejados. Você leitor amigo não percebe semelhanças nestes personagens com Jesus Cristo?

A quarta pessoa, que se assemelha a Jesus, é o homem chamado o bom samaritano. Diz a narrativa que certo homem, que descia de Jerusalém a Jericó, caiu nas mãos dos salteadores, que o deixaram quase morto. Passando dois religiosos, e vendo-o nesse estado, não lhe deram assistência, mas passaram à distância. Sempre que o pecador ferido por Satanás confia nos homens para a sua salvação, sofre a decepção do engano. E assim continua caído na desgraça. Mas, diz a narrativa que também passava ocasionalmente um estrangeiro, da terra de Samaria, vendo-o, moveu-se de intima compaixão e lhe prestou socorro de imediato. O mesmo pode acontecer com qualquer de nós, feridos pelo inimigo. E de igual modo, vem Jesus e nos presta o verdadeiro socorro espiritual, reabilitando-nos para vivermos na presença de Deus. Você deseja este socorro? Então aceite a Jesus.

Nenhum comentário: