quarta-feira, 15 de julho de 2009

ANTES DO INVERNO OU NUNCA

ANTES DO INVERNO, OU, NUNCA.
PR TIMOFEI DIACOV


“Procura vir antes do inverno” (II Tm 4:21). A vida humana pode ser comparada a quatro estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Primavera é o mês das flores quando o campo fica florido e multicores. É a época da esperança, período em que o lavrador prepara a terra, esperando as primeiras chuvas para serem lançadas as sementes. É a época mais linda cheia de sonhos e encantos. É o início da nossa vida. Quando nossos pais começavam a desabrochar, estudar, prepararem-se para o futuro, indo para a escola, deslumbrando os mistérios da vida. Por isto o escritor sacro em Ec 12:1 recomenda: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os dias maus, dos quais venhas a dizer: não tenho contentamento neles”. Todo pai deve preocupar-se com o futuro de seus filhos, não apenas para esta vida, mas para o porvir. Eclesiastes 22:6 diz: “Ensina o menino no caminho em que deve andar, e até quando for velho não se desviará dele”.
Verão é o período em que o lavrador começa a fazer as primeiras colheitas. Época em que o sol brilha com mais intensidade. O jovem já se prepara para o casamento, sonhando com sua eleita e com seus filhos. Também constrói sua casa para moradia e outra possivelmente para seu veraneio. Será que ele se lembra de Deus nesse período? É possível, se na infância recebeu boa educação religiosa, à luz dos ensinos dos evangelhos de Jesus Cristo. Do contrário, vai acontecer aquilo que Jesus disse: “Casei-me, por isso, não tenho tempo de ir à igreja; ou comprei uma junta de bois, e vou experimentá-los. E assim passa a viver uma vida distanciada de Deus. Estas e muitas outras, como por exemplo, trabalhei a semana toda, e amanhã sendo sábado, vou curtir a minha família na praia. E assim a melhor parte da vida ele gasta com as coisas transitórias. E Deus fica para um plano secundário.
Outono é o tempo da estiagem, quando as folhas das árvores caem com a falta da chuva; como disse o poeta: “Quando o roceiro viu a terra esturricada, a sua roça já cansada, o seu olhar umedeceu, com a falta d’água da seca do mês de agosto, foi tamanho seu desgosto que de tristeza morreu”. É claro que a vida com Deus não tem este triste fim; porque o homem terá preparado o seu futuro que está nas promessas de Deus. Moisés escreveu no Salmo 90, dizendo que a vida passa como um conto ligeiro; e se o homem chega atingir, pela sua robustez, os oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado. Entretanto lembremo-nos de que ele mesmo chegou a viver 120 anos; e a Bíblia afirma que os seus olhos nunca se fecharam e morreu robusto. Por que esta diferença? Certamente porque ele viveu toda a sua vida com Deus. Ele estava colhendo o fruto da vasta sementeira que semeara.
Inverno. Paulo diz a Timóteo: “Vem antes do inverno”. Certamente que no inverno, a navegação se tornaria difícil. A nossa vida ao atingirmos a velhice, se torna difícil, difícil de ouvir, de falar de tomar decisões, de andar. Porém o salmo 92 diz que: “Os que habitam na casa do Senhor, florescerão como palmeira, e crescerão como cedro no Líbano. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes”, VS 12ª14. Portanto não convém que o homem deixe as coisas para a velhice, porque assim não terá ajuntado tesouros para a idade provecta. Lembramos de casos em que falávamos a pessoas idosas sobre os caminhos de Deu; e por mais que nos esforçávamos não logramos êxito. Por isso dileto leitor, enquanto estamos podendo usar o raciocínio; enquanto estamos em pleno vigor, não negligenciemos, para que não cheguemos ao inverno da vida sem esperanças para o futuro. Que Deus nos dê a todos o bom senso e a prudência.

Nenhum comentário: