quarta-feira, 15 de julho de 2009

O ÚLTIMO INIMIGO

O ÚLTIMO INIMIGO
PR TIMOFEI DIACOV

“Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte” (I Cor15: 26). A idéia que este texto no dá, é de estar havendo uma grande batalha, ou guerra contra milhões de inimigos. Isto era comum entre o povo de Israel e outros povos da antiguidade que volta e meia, eram ameaçados por países, cujos exércitos eram mais fortes. Por isso as cidades eram cercadas de muralhas espessas para evitar invasões inimigas. Entre o povo de Israel, o verdadeiro Deus era o seu defensor, cuja palavra era sempre: “Não temais, pois a guerra é do Senhor; Ele lutará por vós”. Quando o Senhor enviou Saul para lutar contra os amalequitas, a ordem foi que não deixassem nenhum inimigo vivo. Qual é o nosso maior inimigo hoje, se não a morte? Satanás, segundo a Bíblia é um grande inimigo da humanidade.
Queremos nesta meditação, pensar na morte. Ao criar o homem e a mulher, Deus lhes deu a felicidade de colocá-los no jardim onde havia toda espécie de bens, dando-lhes a ordem de cultivá-la. Entretanto além das arvores frutíferas, havia uma arvore do conhecimento do bem e do mal, na qual não poriam tocar ou comer do seu fruto, visto que poderiam morrer. E eles não dando ouvidos à ordem divina, desobedeceram este mandamento, e assim morreram. Desde então, toda a humanidade enfrenta este inimigo, chamado morte. O homem é cercado de inimigos quase que invencíveis; e a sua luta constante é derrotá-los. E o último deles é a morte. Você conhece alguém que venceu este inimigo? A Bíblia nos fala que existiu na terra um homem, vindo de Deus, que venceu a morte: Seu nome é Jesus.
No evangelho de João 5:24, Este Homem diz: “Na verdade, na verdade, eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna; e não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. O apóstolo João em outro lugar diz: “Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” e Jesus no texto citado diz que aquele que crê nele, ou está crendo, passou da morte para a vida. Em outras palavras, esse crente, atravessou o grande abismo da vida, que é a morte. Leiamos em Colossenses 1:13: “O qual nos tirou das potestades das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”. Isto em outras palavras quer dizer que nós vivíamos nas trevas, na escuridão da morte, e passamos para o reino da luz, por termos vencido o inimigo.
E agora o apóstolo Paulo canta: “Onde está, ó morte o teu aguilhão? Onde está ó morte a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (I Cor 15: 55ª57). Mas estaria o apóstolo se referindo à morte física? Claro que não, pois até ele mesmo morreu e também o próprio Jesus. A Bíblia nos ensina que existe além da morte física, a morte espiritual. Esta é a morte a que nós estamos nos referindo, conforme diz Apoc 21:14e 15: “Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo”. Então distinto leitor, qual está sendo o seu inimigo? O apóstolo Paulo diz que, não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas contra o príncipe deste mundo. Então os nossos inimigos não são os homens, mas aquele que causou a morte eterna. Luta contra esta morte, e o seu causador, pelo poder de Jesus Cristo.

Nenhum comentário: