quinta-feira, 14 de maio de 2009

UMA GRANDE SALVAÇÃO

UMA GRANDE SALVAÇÃO
PR TIMOFEI DIACOV

“Como escaparemos nós se não atentarmos para uma tão grande salvação?” (Heb 2:3). Se a salvação é tão grande, o doador é maior do que ela; e este é Jesus. Sempre o criador de alguma coisa é maior do que a coisa que foi criada. Por exemplo: o computador, telefone celular, a televisão etc. certa revista publicou um artigo sobre o cérebro humano, dizendo que se pudéssemos mapeá-lo, dividindo-o em 100 partes, e tomando uma parte, e desta parte tomando apenas 20%, é tudo o que o homem usa para produzir tanta coisa maravilhosa. Já imaginamos a capacidade de Deus em criar este maravilhoso universo? Certamente que, se Ele quisesse criar outro universo igual a este, não teria dificuldades em fazê-lo. Não é sem motivos que o salmista tem dito a respeito de Deus: “Grande é o Senhor e mui digno de louvor” E este criador chama-se Jesus Cristo, pois, diz João 14:3: “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez”. E é Ele que está doando essa grande salvação. A obra da salvação é grande, porque grande é o Salvador.
Ela é grande porque foi pago um grande preço. Certas pessoas desprezam esta salvação, julgando-a sem grande valor, por nada nos custar; porém esquecem-se de que o preço já foi pago pelo próprio Filho de Deus. E diante disto, entregam-se ao sofrimento para poder conquistá-la, julgando ser o seu próprio sofrimento maior do que o de Jesus. Você já imaginou haver possibilidade de algum rei entregar o seu filho para salvar súditos de seu reino? Isso seria totalmente impossível; porém Deus assim o fez, ainda que Lhe tenha dado poder para criar o universo. Quando Jesus foi preso, o apóstolo Pedro tirando da espada quis lutar contra os Seus inimigos, cortando a orelha direita do servo do sumo sacerdote. Quando Jesus havia dito que seria necessário ir ao calvário, Pedro disse que jamais isto poderia acontecer. Mas Jesus lhe disse: “Como poderemos cumprir as escrituras que falam deste sacrifício?” Pois bem, Jesus seguiu até ao calvário, carregando a cruz (que era a nossa cruz), onde Ele foi sacrificado. E assim Ele pagou o preço desta grande salvação.
Esta salvação é grande, porque produz grandes mudanças no homem. O pecador é perdoado; o ladrão passa a ser honesto; o adúltero e o fornicário passam a viver uma vida santa; o ódio cede o lugar para o amor e a inveja e o egoísmo cedem lugar par o altruísmo. Vejam portanto, a grandeza desta salvação. O apóstolo Paulo resume tudo isto, dizendo: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, e eis que tudo se fez novo” (II Cor 5:17). A salvação é grande, e será maior ainda na eternidade. Nós os que estivermos lá com Deus, ficaremos deslumbrados a cada dia ao ver um novo aspecto desta salvação, quando Jesus nos enviar para realizar a Sua obra no além; quando ouvirmos o cântico dos remidos do Senhor, e pudermos ver a glória de Deus. O apóstolo Paulo diz que: “Lá existem coisas que o olho não viu o ouvido não ouviu, e nem desceu ao coração; o que Deus preparou para os que O amam” (I Cor2: 9). Você leitor amigo, trocaria isto tudo pelas coisas transitórias e pecaminosas desta vida?
“Portanto convêm nos atentar com mais diligencia para as coisas que temos ouvido” (Heb 2:1). Pergunta então, o escritor sacro: “Como escaparemos nós se não atentarmos para uma tão grande salvação?” (Heb2: 3). Como pode o leitor amigo perceber, o apóstolo não encontra a resposta para a sua pergunta; E nem mesmo Deus pode encontrar, porque ela não existe. Conversando com determinada pessoa sobre este assunto, ela nos respondeu que Deus dará um jeitinho, porque levará em conta a minha vida que sempre foi honesta e caridosa, pois fiz bem aos outros e jamais pratiquei o mal (?). Se tudo isto praticado pudesse proporcionar salvação, Deus não teria permitido tanto sofrimento para o Seu Filho que pagou o preço desta grande salvação. Os que assim pensam e dizem, demonstram duas coisas: ignorância e arrogância. O apóstolo Pedro diz em Atos 4:12, que na terra não há outro nome pelo qual devamos ser salvos. Que fará você leitor diante de tudo isto que foi exposto? Das duas uma, aceitará ou rejeitará. Deus lhe dê o bom senso de fazer a melhor escolha.

Nenhum comentário: