sábado, 25 de abril de 2009

TRISTEZA: BENÇÃO OU MALDIÇÃO?

TRISTEZA: BENÇÃO OU MALDIÇÃO?
PR TIMOFEI DIACOV

"Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte" (II Cor 7:10). Nesta meditação vamos enfocar a última parte do texto, primeiramente, que trata da tristeza segundo o mundo. Diz o apóstolo que esta tristeza produz morte. Podemos citar alguns exemplos: Judas Iscariotes que, sentindo tristeza pela traição cometida contra Jesus, não pôde suportá-la. Por isso; cometeu o suicídio. O segundo caso é o rei Saul, que tendo recebido a ordem de exterminar os inimigos de Israel, incluindo todo o gado. Mas atraído pela ganância, poupou o melhor das ovelhas e das vacas, dizendo que o fizera para oferecer holocausto a Deus. Diante disto foi rejeitado por Deus. E, não suportando este desprezo tornou-se inimigo de Deus, procurando tirar a vida do seu melhor soldado, chamado Davi. A sua vida doravante foi de tristeza e revolta, que culminou no suicídio. Não vale a pena viver neste tipo de tristeza.

Porque é que Judas e Saul não tiveram perdão? Sem dúvida porque não o buscaram; porque a Bíblia diz: "Buscar-me-eis e me achares quando me buscardes de todo o vosso coração". Deus está sempre pronto a perdoar; mas o homem nunca está disposto a pedir perdão. Por que é que tanta gente tem cometido suicídio? Sem dúvida pelos mesmos motivos. A tristeza é uma necessidade para fazer o homem, sentir a sua miséria, e voltar-se para Deus. O apóstolo Pedro diz em Atos 3:19: "Arrependei-vos pois, e convertei-vos para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério". Como podemos ver, tristeza pode ser útil se for do ponto de vista divino, ou provocada por Deus, que deseja ver o homem viver uma vida correta. Alguém perdeu de ter abandonado as suas próprias transgressões? Mas se foi levado à morte, foi causado pela própria consciência, que é um tribunal justo que aprova ou condena os atos do homem.

Vejamos agora a tristeza segundo Deus: esta pode levar o homem ao arrependimento para receber a salvação. De que maneira isso pode acontecer? Por exemplo, a palavra supra-citada, recomenda o arrependimento de pecados e a conversão a Deus. Isto em outras palavras, quando o homem ouve a verdade e sente as suas próprias transgressões, deve ter o seu olhar voltado para Deus e sentir que contra Ele pecou; como aconteceu com Davi no Salmo 51que diz: "Contra Ti, contra Ti somente pequei e fiz o que é desagradável aos teus olhos"; ou como o filho pródigo que disse: "Já não sou digno de ser chamado teu filho, mas trata-me como um dos teus empregados" (Lc 15:19); pois diz o texto que este arrependimento leva à salvação; da qual salvação ninguém se arrepende. Por ventura alguém sentiria arrependimento de uma benção recebida de Deus, ou de seu pai, ou de algum amigo? Esta palavra nos faz entender que a salvação é coisa eterna, para sempre.

O prezado leitor, já sentiu alguma vez uma profunda tristeza de algum ato indigno, que contrariou a sua própria consciência? Tome cuidado para que não seja dado lugar ao inimigo de nossas almas, que pode levar a qualquer de nós a cometer alguma loucura, como nos dois casos citados, de Judas e Saul. Mas se a sua consciência está sendo iluminada pelo Espírito Santo, os seus pensamentos irão voltar-se para Deus que o ama. Nesta altura é bom atentar para as palavras de Hb 3:7e8: "Se hoje ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações, como fez o povo de Israel no deserto". Quando o homem está em plena consonância com o Espírito de Deus, Ele pode causar-lhe tristeza por algum erro ou pecado contra a sua palavra, a fim de que o homem se arrependa e receba o perdão e salvação. Mas ai daquele que não estiver assim! Pois o adversário, como vimos, pode levá-lo a cometer maiores loucuras, e partir para a eternidade sem Deus e sem nenhuma esperança de salvação. Terminando, cito-lhe as palavras de Isaias 55: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-O enquanto está perto". AMÉM!



Nenhum comentário: