terça-feira, 21 de abril de 2009

Atire A Primeira Pedra

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA
PR TIMOFEI DIACOV

No evangelho de João cap. 8 de 1 ª 11 lemos a história de uma mulher que fôra levada até â presença de Jesus para saber que sentença Ele lhe daria, pois ela fôra apanhada no próprio ato, adulterando. Estariam eles sendo movidos pelo zelo da moral? Não nos parece que sim; mas a intenção deles era encontrar em Jesus alguma falha ou erro contra a lei. Se Jesus mandasse apedrejá-la, eles O acusariam diante do governador; e se não a condenasse, teriam motivo para acusá-lo perante a lei mosaica. Mas Jesus com muita sabedoria ordena que aquele que estivesse sem pecado, fosse o primeiro a atirar pedras contra ela. Este mandamento, fôra dado por Moisés. Você não acha que é uma contradição, uma vez que o próprio Moisés escreveu no Decálogo: “Não matarás”? Na verdade não é contradição, pois a ordem era dada ao individuo e não ao Estado. Todo criminoso estava na alçada de o Estado julgar: se devia ser absolvido ou condenado. Em Jesus estamos vivendo uma Nova Era. A nossa situação, desde Cristo é a era do perdão, do amor, inclusive aos próprios inimigos, conforme a mensagem do Sermão do Monte.
Lembremo-nos de Tiago e João que pediram permissão a Jesus para mandar vir fogo do céu e queimar os samaritanos. E qual foi a resposta de Jesus? “Vós não sabeis de que espírito sois; pois o Filho do homem não veio para destruir as almas, mas para salva-las”. Como ficaria se Jesus desse a ordem do apedrejamento, todo ensinamento que Ele havia dado sobre o perdão e o amor? Como ficariam as palavras ditas a José em sonho: “porque Ele salvará o povo dos seus pecados”? (Mat. 1:21). E estas outras: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar aquilo que se havia perdido”? (Luc. 19:10). Mas o leitor poderia contestar, dizendo, como ficariam as palavras de Romanos 6: 23: “Porque o salário do pecado é a morte; mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor”? Graças a Deus que esta mulher não estava mais vivendo na era mosaica, e sim na era da graça. Ela, e nós também. Enquanto Jesus esperava a resposta deles, escrevia na areia, não se sabe o que. A Sua ordem, fôra: “Atire a primeira pedra, quem estiver sem pecado”. E diz que todos se retiraram.
E a pergunta de Jesus foi: “Mulher, ninguém te condenou? e ela disse: Ninguém Senhor. E disse-lhe Jesus: nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais” (João. 8:11). Palavras semelhantes a estas foram ditas ao paralítico que estava à beira do tanque de Betesda, depois de ter sido curado: “Não peques mais para que te não suceda coisa pior” (João. 5:14). Como podemos ver, Jesus foi autorizado pelo Pai perdoar pecados aqui na terra; e o caso do paralítico de Cafarnaum reforça esta doutrina: “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem autoridade de perdoar pecados na terra disse ao paralitico: a ti te digo: levanta-te toma a tua cama e vai para a tua casa” (Mc.2:9e10). Em outro lugar do Novo Testamento, encontramos Jesus, perguntando aos judeus: “Quem dentre vós me pode condenar de pecados?” assim como nem um deles pôde atirar a primeira pedra e nem a última, assim também ninguém poderia condenar Jesus por ter perdoado o pecado da mulher adúltera. Jesus poderia e pode ainda atirar a primeira e a última pedra, uma vez que Ele é o Filho do homem.
Mas, agora como diz o apóstolo Paulo: “Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Romanos. 8:1). Você leitor deve se lembrar daquele crucificado, que estava ao lado de Jesus na cruz e dEle ouviu estas palavras: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lu.23:43). Então distinto leitor, esta mensagem diz respeito a nós e a você também: não importa a gravidade dos nossos pecados, pois, como disse João Batista: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João. 1:29). E Lucas. 19:10: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar aquilo que se havia perdido”. Você considera-se perdido? Crê nestas palavras? Então é hora de ouvir de Jesus: “Nem eu também te condeno; mas, não continue mais no pecado”. E você poderá depois ouvir de Jesus estas palavras: “Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas fez o Senhor por ti e como teve misericórdia de ti” (Mc. 5:19). Portanto, que Deus seja glorificado.

Um comentário:

Anônimo disse...

madurai navy phil fohkkxksa maximize approachable place existing notetakers photographs regarded
semelokertes marchimundui