sexta-feira, 13 de março de 2009

O CEGO BARTIMEU

O CEGO BARTIMEU

PR TIMOFEI DIACOV

“E disse-lhe Jesus: A tua fé te salvou. E logo viu, e seguia Jesus pelo caminho” (Mc 10:52). Os versos 46ª52 contam a história do cego Bartimeu. É possível que a sua cegueira tenha sido causada por alguma enfermidade. Sabe-se por isso que não era de nascença. A epistola aos Hebreus cap11 v; 6 diz que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus. Certamente que ele ouvira muitas informações sobre Jesus e as maravilhas que Ele operava. Diante disto, nasceu-lhe fé na palavra de Jesus. Estava ele junto ao portão da cidade de Jerico mendigando. Todos os dias gente de sua família o levavam até este local para esmolar. Seu pai, Timeu, certamente era um homem muito pobre. Agora, de repente, Bartimeu ouve o burburinho de uma grande multidão, e pergunta: “Que é aquilo? E o povo lhe responde: é Jesus de Nazaré que está passando”. E ele põe-se a clamar: “Jesus, filho de Davi! Tem misericórdia de mim. E Jesus pergunta: “que queres que te faça?” Qual poderia ser o seu pedido? As suas necessidades, como vimos, eram muitas; mas uma era a maior. Qual?

Poderia ele pedir uma carroça cheia de mantimentos; e assim ele estaria suprido, e por um bom tempo não viria a mendigar. Estaria resolvido seu problema? Claro que não; pois continuaria sem poder ver a beleza criada por Deus. Ou então poderia pedir uma casa para morar; e o problema residencial estaria resolvido, e a cegueira continuaria. Jesus poderia atendê-lo nestes dois pedidos? Tiago diz que nem sempre sabemos pedir o que convém. E diz também que pedimos e não recebemos, porque pedimos mal. Há muita gente hoje muito necessitada, e não sabe pedir. Ou então Bartimeu poderia pedir um cavalo ou uma carroça para transporte. Muitos hoje poderiam pedir uma moto ou um carro. E Jesus responderia? E o seu problema estaria resolvido? Muitas vezes falta-nos a capacidade de estabelecer as prioridades; e assim o problema principal continua. Ou quem sabe, ainda, Bartimeu precisava de uma roupa nova, pois aquela capa que o abrigava e lhe servia de colchão estava velha, empoeirada e ensebada. Você não acha que não era hora de este homem ser levado a tomar um banho gostoso e posto uma roupa nova? De fato, era hora de mudar e renovar, mas, por dentro e não por fora.

A sua resposta, foi explícita: “Senhor, que eu possa ver”. E recebeu o que pediu. Doravante ele poderia andar sem auxilio, pois o problema básico estava resolvido. O Senhor Jesus nos atende pelos nossos merecimentos, ou por necessidades? Às vezes o homem pode estar pensando que será atendido por méritos próprios. Outros podem estar pensando em fazer promessas de realizar alguma coisa difícil para ganhar o favor de Deus. Mas Deus não faz barganhas. Com Deus não há trocas de favores, pois isso seria negociar com Ele. Todos nós temos que entender que sofremos muitas carências, e Deus as supre por misericórdia, seja cura de enfermidades ou de alguma outra necessidade; basta ler em Luc 18: 9-14 e ver que o publicano foi atendido por ter clamado, pedindo misericórdia, e não como o fariseu que ostentava uma religiosidade, imaginando ganhar o favor de Deus, por merecimento. Mas, Jesus disse ao Bartimeu: “Vê, a tua fé te salvou”. A fé opera maravilhas, quando direcionada a Jesus. Quantos, nesta vida, têm fé, mas não a direcionam ao Seu Autor e consumador que é o Senhor Jesus Cristo!

“A fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus”, diz o apostolo Paulo em Rm 10:17. Não temos dúvidas de que Bartimeu ouviu muitos relatos sobre pessoas aleijadas, surdas, mudas, paraliticas e outras que foram curadas por Jesus. Daí ser necessário contar experiências vividas com Deus, quer de curas, quer de conversão a Deus e experiências de salvação. Não foi isto que Jesus recomendou ao endemoninhado gadareno? “Vai para tua casa e conta aos teus o que o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti” (Mc 5:19). Em Heb 11:1 diz que a fé é o firme fundamento das coisas que esperamos. E no verso 6 diz: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que dEle se aproxima , creia que Ele existe”. Não há duvida que muitos dos que de Deus se aproximam, ainda que digam que crêem, duvidam de sua existência, quando a resposta não é imediata. Estes devem ler em Hebreus 11: 6, e verão que Deus é galardoador dos que O buscam. E você distinto leitor duvida da existência de Deus? Mas Bartimeu ouviu de Jesus: “Atua fé te salvou!”

Nenhum comentário: