terça-feira, 9 de dezembro de 2008

OUTRO CAMINHO

OUTRO CAMINHO
PR TIMOFEI DIACOV


“E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para sua terra por outro caminho”(Mat 2;12). Quando Deus ordena que mudemos de caminho, é porque o nosso não está sendo correto. Não adianta insistir e persistir no erro. A sabedoria nos recomenda a humildade e simplicidade; uma vez que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Imaginemos que, os Magos, que vieram do longínquo Oriente, enfrentando perigos na estrada, cansaço, e outros problemas, venceram tudo; agora, vem uma palavra em sonhos recomendando-lhes a mudança de caminho. Perguntassem eles: “Por que não podemos voltar pelo mesmo caminho, uma vez que a nossa vinda foi tão abençoada?” o que lhes aconteceria? Dariam lugar ao inimigo Herodes, de matar o Menino Jesus. O rei Salomão adverte em Provérbios que, “A caminho que para o homem parece direito; porém, o seu fim são os caminhos da morte”.

Deus por sua vez, diz que os nossos caminhos, não são os caminhos Dele. Muitas vezes nós “quebramos a cara”, por causa de nossa teimosia. Não é verdade que há muita gente de “cara quebrada”? É sempre bom estar atentos à voz de Deus, pois, como diz certo profeta: “eu tenho bons pensamentos a respeito de vós”; porque Deus quer tudo que há de melhor na vida para os Seus filhos. Isto nos faz lembrar as palavras de Jesus registradas em João 15; 5: “Porque sem mim vós nada podeis fazer”. Estas palavras estão ligadas à parábola da Videira Verdadeira; uma vez que a videira é Jesus; e nós, se não estivermos ligados à ela, não poderemos produzir boas coisas, coisas que promovam o Reino de Deus. Lembramos-nos também da parábola do insensato construtor, que conhecendo esta parábola, teima em edificar a sua casa no terreno movediço. E por esta teimosia, ele paga bem caro. A sua casa acaba em ruína. Diante disto, é bom usar da humildade.

Tiago nos adverte do perigo de dizer que vamos viajar para uma outra terra, negociar, comprar ou vender; quando deveríamos dizer: “Se Deus quiser; ou se Deus permitir”. E se o interesse for financeiro, obedecendo a Deus, o lucro poderá ser maior, ainda que pareça que seria o contrário. Muitas vezes vivemos momentos que paramos na encruzilhada. Deus no Antigo Testamento muitas vezes, pelos profetas, advertiu o seu povo que tomasse uma outra direção, dada por Ele, como por exemplo, o caso do rei Zedequias e ao seu povo, que se entregassem ao rei da Babilônia, e que lhe seria melhor. Ms eles teimosamente, agiram o contrário. E que aconteceu? Os filhos do rei foram mortos à espada, diante dos seus próprios olhos; e os olhos dele foram arrancados; e o povo de Israel foi morto à espada. Nem sempre, como podemos ver os caminhos de Deus, à primeira vista, nos parecem retos. E diante disto podemos querer consertá-los, como aconteceu com Sara, que era estéril, e para cumprir a profecia, entregou a sua criada à Abraão para lhe gerar um filho.

O prezado leitor, certamente, não ignora a conseqüência que isso trouxe à família e sua posteridade: criou-se um problema entre o povo de Israel e o povo Árabe, de cuja descendência é este povo. Por isso damos graças a Deus pela obediência dos Magos que, sem titubear seguiram a Orientação Divina, evitando males maiores. O querido leitor por ventura, algum dia, se encontrou em alguma encruzilhada assim? Ou estará a enfrentando? É prudente, então, parar para considerar a conveniência de tomar uma outra direção, àquela que Deus está lhe traçando. O seu coração está em paz? Você está seguro na direção que vai seguir? Deus pode lhe falar pela Sua palavra, por uma simples leitura bíblica, pela palavra de algum amigo, pelo sermão do seu pastor; ou ainda por um sonho. Não podemos generalizar, ou dogmatizar a vontade de Deus; pois que isso pertence tão somente a Ele determinar; e com a certeza de que Ele tem para nós um Outro Caminho. Peça-Lhe a Sua direção.
Deus o abençoe.

Nenhum comentário: