sábado, 6 de dezembro de 2008

PRESENTE DE NATAL

PRESENTE DE NATAL
PR TIMOFEI DIACOV


“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe, e, prostrando-se o adoraram; e, abrindo os seus tesouros lhe ofertaram dádiva: ouro, incenso e mirra” (Mat: 2;11). Ganhar presente, quem não gosta? O Natal quando se aproxima, as crianças começam a sonhar com o presente que vão receber. E os adultos por mais que economizem o seu décimo terceiro salário, nunca conseguem, satisfazer a todos os filhos com o presente que eles gostariam de receber. Vivemos numa época mundial de crise econômica. As grandes empresas, preocupadas, começam a despedir muitos dos seus funcionários, temendo sofrer grandes prejuízos. Os magos vindo do longínquo Oriente, não estariam também enfrentando crises financeiras? E muitas empresas da época, por ventura não tinham também os seus problemas financeiros? Crise financeira sempre existiu. Portanto a situação que vivemos não é coisa nova.

Como foi dito, todos gostam de receber presentes. Entretanto, será que todos gostam de dar presentes? Quando chega a hora de dar, especialmente dádivas para Jesus, muitos encolhem a mão, alegando não estar em condições financeiras. Já imaginou que, na hora de Deus enviar Seu Filho ao mundo, para nos trazer salvação, dissesse: não tenho condições emocionais para enviá-Lo a terra, uma vez que não desconheço a má vontade que Ele encontrará da parte dos homens, em recebê-Lo? Entretanto isso não aconteceu; pois o Senhor Jesus diz em João 3;16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. Os Magos enfrentaram a distancia, a sede, a fome e o cansaço, vieram trazendo ouro incenso e mirra. Eles não alegaram dificuldades em trazer presentes a Jesus. Toda essa riqueza não foi conquistada sem o trabalho cansativo. A força motriz, que os movia, era o amor e o desejo ardente em conhecer o Messias de Deus, prometido pelos profetas.

O problema de todos aqueles que alegam dificuldades, também podemos dizer, é a falta do amor a Deus e o desejo de conhecê-Lo; uma vez que o Senhor Jesus disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8;32). Se não amarmos uma pessoa, também não teremos facilidade em presenteá-la. Quando o namorado ama a sua namorada, o seu primeiro impulso é presenteá-la e dar-lhe o melhor, não importando com o preço. Não foi isso que Jesus disse: “Coisa melhor é dar do que receber”? Então como podemos ver, dar presentes fundamenta-se no amor ou numa forte amizade. O Senhor Jesus, será que não gosta de ser presenteado no dia do Seu aniversário? Lamentavelmente, todos nós trocamos presentes no dia do Natal; e Jesus fica apenas vendo essa sena, sem poder participar dessa alegria. Como é que o homem tem a coragem, no dia do Natal de Jesus, dar e receber presentes, sem presentear o Aniversariante?

Mas, como é que podemos presentear Jesus no dia do Seu Natalício? Não tem que ser necessariamente neste dia, mas quando surgirem oportunidades, pois Ele disse: “Quando fizestes a um dos meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”. A causa de Deus que consiste em Sua Igreja, Obra Missionária, a Filantropia, Serviço Social etc. Por que não dizer também, dízimos e ofertas? Visto que são mandamentos de Jesus? Neste Natal qual estará sendo o seu programa com a sua família? Será, por ventura, comer melhor, vestir melhor, ter um melhor passeio? Se tiver condições para tanto, não perca a oportunidade de fazê-lo. Mas não se esqueça de honrar a Jesus, de ler a sua palavra e agradecer a Deus por ter enviado o nosso Salvador. Faça isso, pelo menos, neste dia. Não comemore o Natal sem Ele, sem o Aniversariante, uma vez que, muitos o fazem sem a PRESENÇA DELE. E, se assim não for feito, não será comemorado o Natal de Cristo. Deus o ajude e o abençoe. Amém!

Nenhum comentário: