terça-feira, 25 de novembro de 2008

DEUS DOS MORTOS

DEUS DOS MORTOS
PR TIMOFEI DIACOV


“Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. Ora Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos” (Mt: 22; 32). Nesta meditação vamos enfocar primeiramente a pessoa dos mortos; e na parte final dizer alguma coisa sobre o deus dos mortos. O apóstolo Paulo e outros escritores da Bíblia dão as características dos mortos; como por exemplo, Salmo 115 de 1ª8 diz que os ídolos dos gentios não sabem coisa alguma; e no verso 8 diz que, se tornam todos os que neles confiam como os próprios ídolos, sem entendimento e sem vida. Em ICor:2; 14ª16, Paulo os chama de homens naturais que não entendem as coisas do Espírito de Deus; porém o homem espiritual, que foi vivificado entende tudo. Jesus em João 5;24 diz: “Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entra em julgamento, mas passou da morte para vida”. Por que morte? Sem nenhuma dúvida é a herança que todos nós herdamos do nosso pai Adão. Isto em outras palavras, quer dizer que, explicar para um morto as coisas de Deus é encontrar dificuldades em fazê-lo entender, uma vez que é impossível o morto compreender.
Qual será o fim dos mortos? Com certeza absoluta podemos dizer que não será o Reino Celestial, uma vez que Jesus diz que Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. Por exemplo, a característica marcante do ser humano é a ignorância de Deus com tendência para cometer pecado; e alguns se pervertem e chegam a se transformar em pessoas ímpias; outras se pervertem ao ponto de se transformarem em assassinos. Como tais pessoas poderiam habitar nessa Nova Jerusalém? Não teriam nenhuma condição, visto que estão mortos para Deus; e Deus não é Deus dos mortos. Entretanto, por outro lado, diz o profeta Ezequiel: “Vivo eu diz o Senhor, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas que este se converta e seja salvo”. Mas de que maneira? A resposta está em João 3: 1-5; e Efésios 1; 13 e 2; 1, onde é recomendado o novo nascimento ou passar pela vivificação. O apóstolo Pedro chama isso de ser regenerado, ou ser gerado de novo. A mesma verdade é exposta em outras partes da Bíblia.

Por isso que em Romanos: 6 somos considerados mortos para Deus com a recomendação de que devamos ser mortos para o pecado, ou para o mundo pecaminoso, e ser considerados novas criaturas. Em II Cor5 v 17 diz: “Se alguém está em Cristo nova criatura é as coisas velhas já passaram, e eis que tudo se fez novo”. Voltando para Romanos no cap. 6 v 4, falando em batismo diz que: “Fomos sepultados com Cristo no batismo, para que como Cristo ressuscitou dos mortos, andemos em novidade de vida”. Isto em outras palavras, quer dizer que o verdadeiro convertido a Jesus deixou de ser morto para Deus e passou a ser morto para o pecado. E se agora é morto, deve ser sepultado no batismo. Então doravante Deus passou a ser o seu Deus uma vez que ele está vivo. Por isso é bom lembrar as palavras de Jesus em João 3; 7: “Não te admires de ter dito: Necessário vos é nascer de novo”.

Qual será o fim dos mortos? a resposta está em Apoc 22;15: “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”;isto é, mortos nos seus próprios pecados. Em João 3;5 diz que, não herdarão o Reino de Deus, estes mesmos. Mas como é o deus dos mortos? ele se parece muito com os que o seguem; como o Senhor Jesus diz em João 8;44: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o principio e não se firmou na verdade, porque nele não há verdade, quando ele profere mentira, fala do lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”. Em II Cor: 4;4 diz: “O Deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo”. Então distinto leitor diante do exposto, procure saber se você já passou pelo processo do novo nascimento. Caso não, você ainda permanece na morte; e o Deus verdadeiro não é ainda o seu Deus; considerando o fato de que Deus não é Deus dos mortos.

Portanto, recomendamos-lhe que chegue a Jesus e tome posse da vida eterna; e não siga mais o deus deste século. E que Deus o abençoe.

Nenhum comentário: