sábado, 29 de novembro de 2008

VIVENDO DE GLÓRIAS PASSADAS

VIVENDO DE GLÓRIAS PASSADAS
PR TMOFEI DIACOV


“Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer” (João 17; 4). Temos ouvido algumas vezes pessoas gloriando-se do seu passado dizendo que nesse tempo eram muito ativas na obra de Deus. E a nossa pergunta a elas, por que não continuam na mesma atividade? No livro do Apoc 3, Jesus recomenda: “Sê fiel até à morte; e te darei a coroa da vida”. A coroa Deus a concede para aquele que termina a obra. Paulo diz: “Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé. Desde agora me está reservada a coroa da vida; que o justo juiz me dará; não somente a mim, mas, a todos aqueles que amarem a Sua vinda”. Então, diante disto, não há lugar para a parada. Olhemos para Jesus, Ele foi até ao fim, como vemos em João 17; 5: “E agora glorifica-me tu ó Pai, junto de ti mesmo com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse”. Como vemos Jesus faz menção da glória que tinha no passado, e continua desejando te-la no presente.

O apóstolo Paulo em I Cor: 15; 31 diz: “Eu protesto que cada dia morro, gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Com estas palavras ele mostra que não há lugar para desânimo, ou parada na vida cristã. Cada vez que o desânimo quer tomar conta, ele passa a considerar-se morto para esse desânimo. Em outro lugar Paulo diz que prosseguia para o alvo da soberana vocação de Deus. a causa de Deus passa a sofrer prejuízos por causa desse sentimento de glória, que ficou no passado. E assim muita gente acaba sendo neutra na causa de Deus, conhecemos pessoas com mais de oitenta anos ou mesmo noventa, que estão em plena atividade; como por exemplo, o Pastor Drumon, que pastoreava a sua igreja aos noventa anos de idade. Conhecemos a história de um pastor que viveu no tempo da Idade Média condenado à morte de fogueira que, no topo do madeiro, enquanto as chamas subiam, ele exclamava: “Tende ânimo irmãos!”.

Ele literalmente foi fiel a Jesus até à morte. O Reino de Deus, para os que são fieis atuantes, oferecem riquezas infindáveis de experiências. É pena que poucos sejam os que chegam ao final da carreira. Dificuldades todos os temos. Porém, Paulo os considerava como esterco, dizendo que esquecia do passado para prosseguir. Alguém já disse: “Antes eu trabalhava para Deus; agora, porém, dou trabalho para Deus”. Mágoas, nunca faltam para aquele que procuram servir a Deus. Leiamos a propósito com atenção o que Paulo fala sobre o assunto, que se gloriava nas tribulações. Ele sofreu muitas injúrias, perseguições, torturas, açoites, chegando mesmo a perder a esperança da vida. Alguém pode citar pelo menos uma vez ele estar se considerando desanimado? Não temos dúvidas que ele vivia as glórias passadas sem deixar de buscar as presentes e as futuras. As passadas nos encorajam a enfrentar as lutas presentes; e as futuras nos animam a continuar.

Distinto leitor, você teve experiências gloriosas no passado? Como está vivendo o presente? Vive só de lembranças? O cristão verdadeiro é aquele que vive de tribulação em tribulação; mas também vive de glória em glória. Alguém disse que a vida cristã, às vezes pode ser comparada a um mar de rosas; cujas rosas ao serem colhidas, podem ferir as nossas mãos. As glórias são muito maiores em número do que as agruras. Por isso o apóstolo Paulo recomenda: “Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos”. Então caro leitor você está desanimado? Leia o que diz Paulo: “Se tenho de que me gloriar; gloriar-me-ei na cruz de Cristo”. Portanto não viva só de glorias passadas; viva-as do presente; porque elas serão muitas. O Senhor Jesus, diz o profeta Isaias: “Tinha o gozo proposto em seu coração quando ia para o martírio”, porque tinha em vista a vitória que muito em breve viria. Façamos nós também, o mesmo, com a ajuda de Deus.

Nenhum comentário: