sexta-feira, 4 de julho de 2008

MENTE DE CRISTO


MENTE DE CRISTO
Pr Timofei Diacov


“Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” (I Cor: 2; 15ª16). Todo ser humano deveria ter a mente de Cristo, uma vez que por Ele foi criado. Infelizmente isso não está acontecendo. E o apóstolo Paulo falando deste assunto diz que nós os que seguimos a Jesus Cristo, temos a mente Dele. No capitulo 10 o apóstolo referindo-se ao povo de Israel, mostra o fracasso deste povo. No verso 28 ele diz que tudo é lícito para o homem, mas nem tudo lhe convém. E quem é que sabe o que convém e o que não convém se não aquele que tem a mente de Cristo? Muitos ofereciam sacrifícios aos ídolos; mas Paulo pergunta se o ídolo é alguma coisa, verso 19. E diz mais, que sacrificar aos ídolos, é sacrificar aos demônios, verso 20.

No versículo 7 ele recomenda: “Não vos façais idólatras” e no verso 8 diz: “Não nos prostituamos” e no verso 9 diz; “Não tentemos a Cristo”. E referindo-se ao povo de Israel, diz que Deus não se agradou da maioria deles; ainda que todos eles participassem da mesma bebida espiritual e do manjar espiritual. Por que Deus não se agradou da maioria deles? O apóstolo diz que a pedra espiritual da qual todos eles beberam, era o próprio Cristo, a quem Moisés feriu com a vara para que produzisse água; quando deveria ter ordenado. Por essa atitude de Moisés, Deus não lhe permitiu que entrasse na terra de Canaã. Eis a razão porque o povo que saíra da terra do Egito, deixou também de entrar na TERRA PROMETIDA. O apóstolo continua dizendo que tais pessoas não estão servindo a Deus e sim aos demônios: veja no verso 21 “Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”.

“Portanto, meus amados, fugi da idolatria” verso 14. Estamos com isto verificando o que acontece com o povo que não tem a mente de Cristo. Quem não tem a mente de Cristo, só pode ter a mente carnal. Voltando para o capítulo 3 desta mesma epístola, notamos a linguagem de Paulo aos Corintios: “Havendo entre vós dissensões, por ventura não sois carnais? Com leite vos criei porque éreis meninos, e ainda sois”. Entende-se que o povo que desconhece o evangelho não tenha a mente de Cristo; mas não se admite àqueles que conhecem o evangelho de Jesus, e que são membros da igreja Dele, não tenham a mente de Cristo. Nestes últimos tempos temos verificado quase o mesmo fenômeno, que se verificava na igreja de Corinto. Coisa que não deveria acontecer.

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Cor: 2; 14). Veja quanto perde aquele que não tem a mente de cristo; e quanto prejuízo traz à causa de Deus. a vontade de Deus é que todos cheguemos à estatura de Cristo ao varão perfeito. Como nos tempos apostólicos havia dificuldades para apascentar o rebanho de Deus, também existem em nossos dias. Paulo, referindo-se aos Gálatas, diz que só faltava que eles se devorassem uns aos outros. Certo articulista escreveu lamentando que numa pesquisa feita, constatou que muitos dos que freqüentavam aos cultos da igreja com mãos erguidas; e que saindo passavam a viver a vida de conformismo com este mundo. Como o povo de Deus necessita ser espiritual para se assemelhar ao seu Salvador. “Mas nós temos a mente de Cristo”. Pode o leitor amigo dizer o mesmo?

Nenhum comentário: