sábado, 7 de junho de 2008

JARDINEIRA ENCALHADA

JARDINEIRA ENCALHADA

PR TIMOFEI DIACOV


A igreja é comparada na Bíblia a uma lavoura, a um edifício, e alguma vez é chamada casa de Deus. Queremos nesta meditação compará-la a uma jardineira. Há algumas décadas o veiculo que transportava passageiros, era chamado de jardineira, com as laterais abertas e bancos de madeira; e que o ônibus tomou o seu lugar. Viajamos muitas vezes com esse veiculo pelas estradas algumas vezes poeirentas, e outras vezes barrentas. Até que era divertido. De vez em quando esse veiculo era encalhado no barro, precisando da ajuda dos passageiros para poder faze-lo funcionar e seguir o seu destino. A igreja de CRISTO às vezes pode ser comparada a essa jardineira. De quando em quando a igreja passa por crises: acontecem desentendimentos, divisões e acaba não funcionando. De imediato ela se divide em quatro grupos:o primeiro é o grupo daqueles que não querem nada com nada; eles saem e, vão andando, esperando que o problema seja resolvido, e depois voltaremos. Exatamente como acontece com a jardineira. Eles não querem sujar as mãos. Que os outros lutem.

O segundo grupo é o daqueles que saem da “jardineira”, e ficam do lado de fora, criticando o motorista e aqueles que estão cooperando com ele. Esquecem-se de que a Bíblia diz que nós somos cooperadores de Deus; e que como tais estamos sendo privilegiados. A igreja do Senhor Jesus Cristo foi edificada para aqueles que amam a Deus e que foram chamados para cooperar. Se formos definir o que é uma igreja, diremos que é um grupo de pessoas salvas e batizadas em nome de Jesus, para poder aperfeiçoar os seus caracteres, ou como alguém prefere dizer burilado. Já ouvi alguém comparar uma pessoa que vem ao evangelho, a um boi chucro que deve ser amansado para o trabalho. Cremos que a comparação é feliz, porque nós mesmos quando nos convertemos a Cristo, trazíamos certos costumes dos quais precisávamos nos libertar. Então a função de cada um, não é criticar e sim cooperar.

O terceiro grupo são aqueles que ficam sentados dentro da “jardineira”, falando de coisas que não tem nenhuma relação com a igreja e seus problemas. Estes não vivem os problemas. Só fazem peso. Não ajudam e nem atrapalham, mas são um peso morto. Como diria o apóstolo Paulo, estes estão dormindo. Para eles tanto faz as águas do rio correr para baixo ou para cima. Se a igreja vai bem, tudo vai bem. E se não, tanto faz. Entretanto no reino de Deus não há lugar para estes; uma vez que, a palavra de Deus recomenda: “Chorai com os que choram e alegrai-vos com os que se alegram”. Para estes não há diferença. Mas para nós que vivemos o evangelho, sabemos que ambas as coisas são difíceis, mas possíveis; aliás, são indispensáveis; uma vez que são mandamentos de Deus para os membros da igreja do Senhor.

O quarto grupo podemos compará-lo, como alguém já o fez, ao boi, isto é, são verdadeiros “pés de boi”; eles quando há problemas, arregaçam as mangas da camisa e põem o seu ombro e começam trabalhar. Para estes não há dificuldades; ou se há, é como se não houvesse. Graças a Deus que nas igrejas do Senhor encontramos este tipo de gente; porque se não fossem eles, a igreja continuaria “marcando passos”. Diante disto tudo, a qual dos quatro grupos o prezado leitor pertence? Ao grupo dos que se afastam, esperando o problema se resolver? Ou ao segundo grupo dos que criticam aos que trabalham? Ou ao grupo dos que fazem peso, sem se importar com a situação? Cremos que (é claro) o prezado leitor escolherá ou estará dentro do quarto grupo, uma vez que é o melhor; pois o Senhor diz: “Sabeis que a vossa obra tem uma grande recompensa; e o vosso trabalho não é vão no Senhor”. Que o Senhor da igreja abençoe os quatros grupos, para que o seu reino se espanda para a glória Dele.

Nenhum comentário: