sábado, 7 de junho de 2008

DONOS DE IGREJA


DONOS DE IGREJA

Pr timofei diacov


Existem donos de igreja? Afinal, Jesus não disse que Ele edificaria a Sua igreja? E se é Sua logo Ele é o dono e não admite outro. Não é nada fácil pastorear uma igreja, onde existem pretensos donos. As mãos do pastor ficam atadas. O que leva uma pessoa a pretender se apossar da igreja de cristo? Sugerimos algumas razões, que a própria razão desconhece e rejeita: primeiro os que mais contribuem. Existem os maiores contribuintes? O dízimo, por exemplo, é proporcional ao que ganha muito e ao que ganha pouco. O Senhor Jesus colocou em evidência e teceu elogios a respeito da viúva pobre que contribuira com apenas duas pequenas moedas, que era tudo o que possuía, ao lado dos que davam grandes somas de dinheiro.


Segundo, o que mais fala na igreja, com maior desenvoltura, e tem palavra fácil, ao lado dos que são acanhados e não têm palavra fácil. Estes podem se manifestar através do seu voto em hora oportuna; uma vez que, quem recebe uma pessoa para ser membro da igreja, é o voto de todos; tendo em vista que o governo de uma igreja neotestamentária é democrático, onde todos têm direito ao voto. Uma pessoa pode ser admitida, ou demitida. Um membro de igreja querer ter preeminência, a Bíblia não o reconhece como tal. E a Bíblia ainda nos ensina que Deus não faz acepção de pessoas. E foi Ele mesmo quem disse: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt: 11 v 29). Recomendamos a esses “donos” de igreja que aprendam de Jesus a humildade. E foi Ele mesmo que disse: “Um só é o vosso Senhor; e vós todos sois servos”.

Terceira razão acontece, quando uma igreja tem o seu inicio na casa desses pretensos donos. Ele abriu a porta de sua casa convidou amigos e vizinhos a participarem da fundação de uma igreja. O movimento cresce, e eis ai uma igreja. Então ele entende que deva ditar ordens; e convidar um pastor para assumir a sua direção. Só que esse suposto pastor deverá seguir a vontade dele. E assim, como foi dito, o pastor fica de mãos amarradas; ele não pode emitir a sua opinião. Quando a igreja quer tomar uma decisão de comprar uma propriedade; ou reformar o prédio; ou ainda abrir um novo ponto de pregação: logo alguém pergunta se o referido “dono” concorda ou o que acha do assunto. O que se deve fazer nessas horas é discutir o assunto, para que cada um forme a sua própria opinião; e vote conscientemente.

Enfim, o assunto não deixa de ser muito delicado; pois via de regra a igreja acaba se dividindo, ou não prosperando. Nunca devemos perder de vista o que Jesus ensinou: “E as portas do Hades não prevalecerão contra a minha igreja” (Mt: 16). E nesta palavra “prevalecer” temos a idéia de luta. O Diabo está sempre lutando contra a harmonia da igreja de Cristo. Não estará então usando esses pretensos donos? Sem dúvida que sim. E o apóstolo Pedro nos exorta dizendo que o Diabo anda em derredor de nós, bramando como leão querendo nos tragar. Não nos esqueçamos que Deus pagou alto preço pela Sua igreja, que foi a morte do Seu Filho. E no livro do Apocalipse caps. 2e3, Deus diz sete vezes a palavra às igrejas: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Então a obediência deve ser dada a Deus, e não aos donos de igreja. Quando se obedece esta exortação, a igreja cresce; do contrário, decresce.

Nenhum comentário: