quinta-feira, 1 de maio de 2008

SONHO E REALIDADE

SONHO E REALIDADE
TIMOFEI DIACOV

“Da muita ocupação vem os sonhos” (Ec: 5; 3). “E Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão”. (Lc: 19; 3). Todos nós sonhamos. O texto bíblico diz que da preocupação vem os sonhos. Zaqueu estava preocupado com a sua alma. Era um homem muito rico; chefe de publicanos. E publicanos eram pessoas que lidavam com o público, cobrando impostos para o governo romano. Admite-se que Zaqueu houvesse enriquecido por desonestidade; e, possivelmente, não resistisse à sua consciência. A vida que levava, em nada agradava a Deus; e diante disto, Zaqueu começou a sonhar em ver Jesus de perto, de Quem ele ouvira falar muito. Quem era esse homem? Não devia ser um homem qualquer; pois Ele era Jesus. É bom sonhar, especialmente com Jesus. Há muita coisa na vida com que nós sonhamos.

Você é casado? Tem filhos? Tem o seu lar? Certamente que tudo isso foi sonhado por você. Sonhou em ter a sua casa; que é coisa tão difícil hoje de se conseguir. Você sonhou, lutou e conseguiu. Já sonhou em ter o próprio automóvel? Você sonhou e chegou o dia em que se tornou realidade. Assim é a vida humana. Neste mundo todos nós devemos sonhar; mas não apenas sonhar, porém lutar para tornar o sonho em realidade. E quanto à vida espiritual, devemos sonhar com ela? Por que não? Milhões certamente sonham com a salvação. Entretanto não conhecem os meios verdadeiros de alcançá-la. A Bíblia sagrada, que é a palavra de Deus, nos ensina como consegui-la de fato. Ela conquanto seja uma dádiva divina, exige de nós esforço para alcançá-la, uma vez que a própria vida é de lutas.

Morar no céu deve ser o sonho de todos. Na terra é tão difícil ter a nossa casa. Tanta gente não tem moradia. Mas, vale a pena pensar no assunto. E no céu, existe moradia para todos? Certamente que para os que sonham e lutam para lá chegar. Jesus em João 14 prometeu-nos, preparar-nos morada na casa do Pai, ao dizer: “Vou preparar-vos lugar. Depois que eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos levarei para mim mesmo; para que onde eu estiver, estejais vós também”. Então caro leitor, sonhe e lute para lá chegar. D. L. Moody disse: “O céu é lugar preparado para gente preparada”. Amós 4;12, recomenda: “Prepara-te para te encontrar com o teu Deus”. Conta-se que certa senhora muito rica, mas avarenta, teve um sonho de ter chegado ao céu, onde um anjo lhe mostrava as lindas casas; uma das quais pertencia ao seu jardineiro; e outra ao seu motorista. E imaginava ela como seria a sua casa. Mas, para a sua decepção o anjo lhe mostrou uma casinha coberta de zinco; pois foi usado o material que enviara da terra. Pois o Senhor Jesus recomenda: “Ajuntai tesouros no céu”. Não sabemos se ela deixou de ser avarenta.

Precisamos sonhar com as coisas melhores, e lutar para alcançá-las. Existe lugar melhor do que o céu? Existe outro melhor do que Jesus para nos transportar até lá? Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João: 14; 6). Não nos esqueçamos que as coisas boas ou excelentes, cobram-nos um preço às vezes elevado: Zaqueu sentiu que deveria devolver quatro vezes o que havia defraudado; e dar aos pobres a metade dos seus bens. Saulo de Tarso ouviu de Jesus a palavra: “Vou-lhe mostrar quanto deve padecer pelo meu nome”. Ora, se na vida para conquistar as coisas temos que pagar certo preço, seria a vida espiritual exceção? Então caro leitor você está sonhando em morar no céu? Sonhe, pois, um dia esse sonho será realidade. E Deus o abençoe.

Nenhum comentário: