quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

FELIZ ANO NOVO

FELIZ ANO NOVO
Pr Timofei Diacov


“Acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro” (Salmo 90; 9).
Todos nós gostamos de ver as coisas renovadas; mas para tanto se exige de nós ação; uma vez que as coisas não acontecem por acaso. Tudo na vida tem um preço a pagar. Não basta formular votos de um Feliz Ano Novo, mas é necessário ação. Quando por exemplo, a nossa casa vai se deteriorando, necessário se torna que empreguemos força, gastemos dinheiro; e eis ai uma ”nova” casa. Assim acontece com nosso carro: ou mandamos reformá-lo, ou trocamo-lo por um novo. Para isso é necessário gastar dinheiro. Muita gente quando percebe que a pele do rosto vai se enrugando; e se deseja eliminar essas rugas, ter uma pele lisa é necessário fazer uma plástica. Tudo exige ação da parte humana. E para ter um Ano Novo, que é necessário fazer? Da mesma maneira ação. Mas ação em que direção? Sem dúvida em direção a Deus.

Não basta o homem querer mudar as leis do seu país, uma vez que é necessário mudar o homem. Você deve conhecer aquela história do menino que recebeu um mapa todo cortado em pedaços com a ordem de recompô-lo? Em poucos minutos ele cumpriu a tarefa causando admiração àquele que o incumbira. Explicou o menino que do outro lado do mapa havia uma foto grande de um homem. Recompondo o homem, o mapa ficou recomposto. O Ano será Novo e Feliz, quando o homem for refeito. Moisés disse: “ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmo 90; 12). Diante disto a conclusão lógica é que o problema está com o homem, ou no homem. Portanto, não basta desejar Feliz Ano Novo, se o homem não for feliz. Vale citar o Salmo1; 1 que diz: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios... mas o seu prazer está na lei do Senhor”.

Voltando para as palavras iniciais do Salmo 90; 9 que diz: “Acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro”; com isso a vida terrena vai-se encurtando, sem que o homem tire dela o melhor proveito. Diante disto vale citar as palavras do rei Davi: “Sonda-me ó Deus e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; e vê se há em mim algum caminho mal, e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139; 23 e24). Já ouvimos alguém dizer: “Os melhores dias da minha vida, não foram os da minha juventude, mas a partir do momento em que vim conhecer a Deus e a Sua palavra”. Então o que faz o Ano ser Feliz é a vida com Deus. O Senhor Jesus Cristo em Lucas 12 conta a história de um homem muito rico cuja propriedade naquele ano produzira muito trigo. E quando imaginava construir novos e grandes celeiros para acolher o produto, ouviu a voz de Deus a dizer-lhe: “Louco, esta noite pedirão a tua alma; e o que preparaste para quem será?” (Luca 12; 18).

De início tudo indicava que aquele Ano seria o mais Feliz da vida dele. Mas de fato não o foi, visto não ter tirado proveito dele. Temos conhecido pessoas riquíssimas que de sua riqueza não podem tirar nenhum proveito, por lhe faltar saúde. Portanto como podemos estar percebendo a felicidade não consiste nos bens que conquistamos, nas coisas que renovamos, mas na maneira como vivemos, como diz o apóstolo Paulo: “Quer comamos quer bebamos ou façamos alguma outra coisa, façamos tudo para a glória de Deus”; pois a felicidade está em conhecer, amar e seguir os ensinos de Deus. Tiago diz que a nossa vida é um vapor que aparece, e logo desvanece. E Moisés diz que a nossa vida é como um conto ligeiro. Tudo passa e nós voamos: voamos para onde? Para a eternidade, é claro, com Deus ou sem Ele. Então leitor amigo, Feliz Ano Novo é só com Deus. Portanto, convide o Senhor Jesus para morar no seu lar, nos seus negócios e no seu lazer.

BLOG DO PASTOR TIMOFEI
Acesse
www.timofei.blogspot.com

Nenhum comentário: