sábado, 3 de maio de 2008

SONHO DE SER REI MOMO


SONHO DE SER REI MOMO

PR TIMOFEI DIACOV


“Lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora ele é consolado e tu atormentado”(Lc:16;25). Não sabemos onde e quando surgiu a idéia de que o rei do carnaval devesse ser um homem obeso ao máximo para poder reinar sobre os seus súditos. Há poucos dias, sobre quem deveria ser escolhido para essa função, se apresentaram várias pessoas. Todas elas, por certo, devem ter ingerido muito alimento gorduroso, para poderem ser classificados. Entretanto a sorte caiu sobre um homem que pesava apenas cinqüenta e dois quilos! O assunto foi parar na justiça. E o homem de coroa na cabeça não se podia conter de satisfação; pois o desejo de ser Rei Momo era muito grande. Vamos pensar por alguns instantes sobre este assunto: seria isto o bem mais importante da vida de um ser humano?

O texto bíblico supra citado, refere-se a um certo homem rico que, de certa maneira poderia ser considerado um rei. Afinal tinha muito dinheiro muitos súditos (funcionários). Vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Nada lhe faltava. Era um pequeno governador. Este era o seu maior desejo, maior bem de sua vida. Vaidade não lhe faltava. Por certo saia com a sua carruagem, indo à cidade, e não temos dúvidas que muitos se prostassem diante dele. Afinal que rei sou eu? Se não o sou, pelo menos assim me sinto. Ele era um verdadeiro momo, para não dizer um bobo. Mas tudo se diluiu como uma nuvem, quando de repente o seu coração parou de bater. Para onde teria ido? Para o mesmo lugar que vão todos os vaidosos, arrogantes, pessoas que não se lembram que existe Deus, e que este Deus um dia há de julgar tais pecadores.

O texto bíblico diz que ele foi para um lugar de tormento onde derramou copiosas lágrimas. “Afinal, que rei fui eu, sem reinado, sem coroa e sem rainha? E se tive coroa, não era de ouro, mas de papel,pois queimou-se, uma vez que a coroa de ouro pertence ao Criador do universo”. E diz Deus que ele havia recebido os seus bens em sua vida. Por ventura não existe na terra um bem maior? Que bom seria se ele o conhecesse que é a fidelidade a Deus, como diz Ap: 2;10: “Sê fiel até à morte, e te darei a coroa da vida”. Ou então lembrasse desta palavra: “Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa”. Esta é uma referência à pessoa de Moisés, (Hb: 11; 26). Poderíamos citar outros casos que mostram que os maiores bens são os eternos no céu.

E você leitor amigo, vive fascinado pelos encantos da terra? Diz certo hino do Cantor Cristão: “Os encantos da terra nunca podem dar idéia do gozo dali. Já não dizemos que todos estejam sonhando em ser rei ou rainha do carnaval; mas em gozar dos prazeres ou folias que ele lhes oferece. Para você estes prazeres são o seu maior bem? Você sabia que a festa do Momo proporciona oportunidade de os jovens viverem na promiscuidade ou fornicação e os casados no adultério? A televisão mostra explicitamente que você deve ir a esta festa levando preventivos em seu bolso. Diz Ap: 21; 8, que tais pessoas não herdarão o reino do céu. Lembre-se da palavra citada acima, ditas ao rico lá no além: “Lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida; e Lázaro somente males; e agora ele é consolado e tu atormentado”(Lc:16;25). Estamos escrevendo estas palavras para dizer-lhe que existem bens eternos guardados no céu, para os que amam a Deus. Portanto não os troque pelos bens transitórios.

Nenhum comentário: