sábado, 3 de maio de 2008

DOMINIO SOBRE A NATUREZA

DOMÍNIO SOBRE A NATUREZA

Pr. Timofei Diacov


"E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança." (Lc 8:24)

Este acontecimento se deu no Mar da Galiléia, também chamado de Mar ou Lago de Tiberíades, ou Lago de Genezaré. Jesus, cansado de seus trabalhos intensivos, curando, libertando, viajava em companhia de seus doze apóstolos. Pelo embalo das ondas, acabou adormecendo; mas foi despertado por eles, pois os ventos sopravam fortemente, ao ponto de colocar a tripulação em perigo de vida. As ondas batiam violentamente contra o frágil barquinho. Todos sentiam que chegara o momento de enfrentar a terrível morte. O que fazer?

Felizmente lá se encontrava o dono da vida e Senhor da própria natureza. E a Ele dirigiram-se, com palavras de desespero: "Mestre, estamos perecendo!". Não fora a intervenção dEle, de fato, teriam perecido. O seu barco teria ido ao fundo do mar. Mas, como poderia isso acontecer, estando o dono da vida presente? Apenas uma palavra sua seria o bastante para que o problema ficasse resolvido. O vento se aquietou e as ondas voltaram à calma, porque a ordem era de Jesus. Mas o Mestre lhes pergunta: "Onde está a vossa fé?" Teria a fé o poder de acalmar a fúria do mar e a força dos ventos? Sem dúvida que sim. Quanta coisa ruim seria evitada na vida, se a fé não estivesse ausente!

Mas, fé em quem? Há os que depositam-na em objetos, em amuletos, em peças de roupa, na água, em fotografias, em pedaços de ferro, em ferradura, e há outros tipos de coisas. Teriam tais coisas poder de salvação, de libertação, uma vez que a fé lhes é depositada? Talvez por isso é que Jesus faz a pergunta sobre onde estava a sua fé. Ela estará na palavra dEle ou na palavra dos homens falhos? É costume dizer-lhes: "a igreja pensa assim", quando se deveria dizer: "A Palavra de Deus diz assim, ou daquela outra maneira". Diz o profeta Jeremias: "Maldito o homem que confia no homem e faz de sua carne o seu braço". Diante desta advertência, a conclusão a que chegamos é que há neste mundo muita gente amaldiçoada, pois deixa de confiar no Senhor para confiar em objetos e em homens feitos à semelhança deles mesmos e com as mesmas limitações.

A natureza obedeceu e obedece à palavra de Jesus. E o homem? Será que ele a obedece? O próprio homem tem domínio sobre muita coisa nesta vida, menos sobre os seus próprios impulsos maus. E Deus não domina aquilo que cabe ao homem dominar. Ele nada faz daqulo que cabe ao homem fazer. Ele não salva o homem, sem que este lhe dê permissão . E se permissão lhe for dada, grandes serão, também, as bênçãos dele sobre o homem. Por isso, confiemos no Senhor!

Nenhum comentário: