sábado, 3 de maio de 2008

O PERIGO DA REENCIDÊNCIA


O PERIGO DA REINCIDÊNCIA

PR TIMOFEI DIACOV


O Senhor Jesus, depois de ter curado o paralítico no tanque de Betesda, recomendou-lhe: “Não peques mais, para que te não suceda coisa pior” (João; 5). Desejaria este homem passar por uma experiência pior do que esta, de ter sofrido 38 anos? A mulher, registrada em João 8, que fora pega em flagrante adultério, teve de Jesus o perdão com a recomendação: “Ninguém te condenou? Nem eu te condeno; mas vai e não peques mais”. O apóstolo Paulo em Ro: 6;12 diz que todas as coisas lhe eram lícitas; mas nem todas elas lhe convinham. De fato há muita coisa que se parece inocente, mas é prejudicial. Queremos servir livre e alegremente a Deus? Recomenda Hb: 12 a remover todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia. O apóstolo Paulo em Atos: 17; 30, diz: “Deus não leva em conta os tempos da ignorância, mas manda que nos arrependamos”.

Recomenda-nos Hb: 12; 14: “Segui a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor”. Como poderá o homem seguir esta caminhada, a da santificação, se estiver sendo reincidente no pecado? Não devemos perder de vista o caso de Faraó, rei do Egito e que prometeu a Deus libertar o povo de Israel, do cativeiro, mas permanecia com o coração endurecido para Deus, não permitindo a saída desse povo. E na décima vez acabou perecendo com seu exército no Mar Vermelho. Quantos que, também, fazem o mesmo depois do carnaval, ao chegarem aos pés do sacerdote para receber as cinzas, símbolo do arrependimento e perdão; mas que no ano seguinte o mesmo ato se repete na vida deles. O Brasil teve no ano passado vários feriados prolongados: por exemplo, Natal, Páscoa, Sete de setembro, quinze de novembro e outros. Teriam observado estas datas religiosas e nacionais, sentindo o seu significado para as suas vidas?

Em geral é a mesma história: repetições e mais repetições. Você não acha prezado leitor que alguma coisa está errada, e que deve ser mudada? Está faltando a brasilidade, nacionalmente falando. E religiosamente, ou melhor, dizendo, falta o conhecimento e o temor de Deus. Religiosidade não falta, mas a vivência com Deus. Foi por isso que o Senhor Jesus disse: “Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vós mando” (João: 15; 14). O apóstolo Paulo em uma de suas epistolas faz menção de vários tipos de pecados; e diz que os seus leitores os praticaram no tempo de sua ignorância; mas que foram lavados, perdoados e santificados. O apóstolo Pedro diz em uma de suas epístolas que os reincidentes no pecado, se assemelham à porca que voltou ao seu esponjadouro; e ao cão que voltou ao seu próprio vômito.

Você não acha que é uma situação asquerosa? Claro que sim; não é para menos. Como diz alguém, que isso é uma terrível realidade! Deus deve estar muito aborrecido com este povo, como o foi com Israel no passado. O profeta Isaias no cap. I do seu livro diz que o jumento conhece o seu dono; mas o meu povo não me conhece, ainda que diz que sim. Consideram-se cristãos, mas desconhece a Cristo; quer a benção de Deus, mas desconhece o Deus da benção. Em Ro: 1;25 diz que muitos mudaram a verdade de Deus; e no cap. 1; 18 diz o apóstolo Paulo que do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade dos homens. Ser reincidente é ser mentiroso, você não acha? Voltar ao erro é mostrar que o seu caráter ainda não foi regenerado. A cobiça da carne é forte; mas o poder libertador de Deus é bem mais forte. Por que então não se valer deste poder divino? Deus aguarda que os que se dizem cristãos os sejam de fato. Seja você um cristão autêntico.

Nenhum comentário: