sábado, 10 de maio de 2008

SE MARIA ABORTASSE QUE SERIA DO MUNDO

SE MARIA ABORTASSE, QUE SERIA DO MUNDO?

PR TIMOFEI DIACOV



Alguém escreveu e muitos adotam isso, como uma base para sua fé cristã: “E se Maria abortasse que seria do mundo?”. Temos que entender, desde cedo, que nos ensinos bíblicos, não encontramos lugar para hipóteses. Quando Deus enviava seus profetas a levar a Sua mensagem para um determinado povo, ou mesmo a Israel, a Sua palavra era: “Assim diz o Senhor, quer ouçam, quer deixem de ouvir”. Deus jamais apresentou uma mensagem que suscitasse dúvidas, ou para que o povo discutisse a palavra de Deus, mas para que fosse aceita. Em relação a essa afirmação, ou a essa hipótese, “Se Maria abortasse”, o profeta que anuncia o nascimento de Jesus, diz: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um Filho” (Mt: 1;23). Ora, o que tem poder de fazer uma virgem conceber, não terá também poder de fazer que o concebido seja preservado? Deus não admite hipóteses.

Mas, por que rejeitar essa hipótese? Sem dúvida, para preservar da idéia da intermediação de Maria entre Deus e os homens. A isso responde o apóstolo Paulo: “Porque há um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Tim: 2;5). Em o Novo Testamento não encontramos nenhum texto que nos autorize a pensar em Maria como medianeira ou co-redentora. Isso não existe. Alguém disse que querer fazer isso, ou encontrar fundamento para tal doutrina, é o mesmo que criar uma nova doutrina, ou fundamentar-se no nada. Quando o Senhor Jesus estava em Caná da Galiléia, num casamento, iniciando o Seu ministério, transformou água em vinho, em atenção à Sua mãe que lhe trouxera o problema de que o vinho terminara. Diante disto Jesus lhe pergunta: “Mulher, que tenho eu contigo?” e ela recomendou aos serventes: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (João: 2;1ª12). A pior coisa que pode ocorrer a uma pessoa é ela ficar deslocada, ou fora do seu lugar. Maria, mãe do Salvador, teve o seu lugar, que Deus lhe deu, de trazer o Messias ao mundo.

A segunda hipótese é ela ter permanecido virgem. A Bíblia fala de sua virgindade antes de conceber. Nada mais. Aliás, Mateus e Lucas, falam do relacionamento de Maria com José: “E ele não a conheceu até que deu à luz o seu Filho, o primogênito” (Mt: 1 ;25 e Lc:2;7). E se Maria permanecesse virgem, como explicar a questão dos filhos dela? (Mt: 13; 55e56 e Sl: 69:8e9 e Atos: 1;14). Como pode um homem e uma mulher casados, dormir em uma mesma cama, sem ter relações íntimas? Isso é inaceitável. E quem faz voto de castidade, não se casa. Aliás, o sexo no casamento não é pecado. Além disto, Deus disse: “Não é bom o homem ficar só; far-lhe-ei uma coadjutora” (Gn: 2;18). Outra hipótese é a questão de Maria ser Mãe de Deus. Deus não pode ter mãe, por ser eterno, criador e não criatura. Tal doutrina não passa de sofisma: “Se Jesus é Deus, e Maria é Sua mãe; logo ela é mãe de Deus”. Não podemos nos firmar num silogismo incompleto. O certo seria: Maria é mãe de Jesus homem; logo Maria é mãe de Jesus na parte humana e não divina. Por isso Jesus é chamado de: “Filho do homem, e Filho de Deus”. Duas vezes Jesus dirigindo-Se à sua mãe lhe chama de mulher, e não de mãe (João: 2;4 e19;26).

O Senhor Jesus deixa bem claro sobre quem é a Sua mãe, dizendo ser aquele que faz a vontade do Pai (Mr: 3: 32 a 35 e Mt: 12; 45 a 50). João: 7;5, fala dos irmãos de Jesus; que não são meros parentes, como alguns pretendem que sejam primos. Ora, se irmão quer dizer primo, quando é que irmão quer dizer irmão? Outra hipótese é a questão de Maria ter sido concebida sem pecado. Como então explicar a palavra de Romanos: 3;23 que diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”? Na palavra todos, nem mesmo Maria ficou de fora; uma vez que, ela mesma chama a Deus de: “Meu Salvador” ( Lc:1;47e48). E no verso 18 diz: “Porque atentou na baixeza de sua serva”. Observe que ela se considera serva, e não Senhora. Em Ef: 4;5e6 diz que há um só Deus e um só Senhor; e em Filipenses: 2;10 e 11 diz que: “Todo joelho se dobrará, toda língua confessará que só Jesus Cristo é o Senhor’.

A sua fé distinto leitor, se firma em hipóteses ou em fatos; em coisas reais ou imaginárias? Coisas reais são as que estão na Bíblia; e imaginárias são hipotéticas. Não se constrói uma casa sem alicerce; e o alicerce é a palavra de Deus (Mt: 7;24ª28; Ef:2;20). A Bíblia é a revelação completa de Deus. Firmar-se em hipóteses, é firmar-se na procedência maligna. Lucas 1 diz que escreveu o seu Evangelho depois de ter verificado minuciosamente os fatos que ocorreram no tempo de Jesus. E o Senhor Jesus em João 8;32 e 36 diz: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará... Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Portanto o Cristianismo não se firma nas hipóteses, mas na verdade.

Nenhum comentário: