segunda-feira, 12 de maio de 2008

MULHER VIRTUOSA

MULHER VIRTUOSA

PR TIMOFEI DIACOV


“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis” (Pv: 31; 10). O que é virtude? Na língua grega é usada a palavra dínamos, que quer dizer poder. O que é virtude numa mulher? Seria beleza física? Mas o rei Salomão diz que vaidade é a formosura. Entretanto, muitos querem, e mesmo são atraídos pela beleza física da mulher. A propósito disto, lemos na revista Seleções, um artigo a respeito de uma moça, fisicamente não poderia ser considerada bonita; mas casou-se com um jovem muito bonito, porém, cego de ambos os olhos. Viviam conjugalmente muito bem. Entretanto, a família dele levou-o a um tratamento muito sério. Mas ela temia muito que ele viesse a enxergar; e depois desgostar-se dela. Entretanto, isso não se deu, isto é, ele voltou a enxergar, e pela primeira vez passou a conhecê-la fisicamente; e dizia-lhe: “Você minha querida, é a mulher mais linda que eu já conheci”. E assim viveram num intenso amor.

Onde é que está a virtude de uma mulher? No primeiro livro de Samuel capitulo I está registrada a história de uma jovem senhora estéril, cujo nome era Ana, mulher de Elcana. Sua rival sempre lhe fazia depreciações, uma vez que, ela mesma era mãe de muitos filhos; mas nem por isso era virtuosa. E Ana não conseguia se engravidar. Certo dia, estando de joelhos dobrados diante de Deus, orando mentalmente, apenas mexendo os seus lábios, o sacerdote Eli repreendeu-a dizendo-lhe: “Até quando estarás embriagada? Aparta de ti o vinho”. Na verdade ela estava com amargura de espírito, pedindo a Deus um filho; a quem prometia entregar a Deus para ser o Seu profeta. No que ela foi atendida. Ela pediu o que desejou. Recebeu o que pediu. Deu o que recebeu. Eis a sua virtude: cumpriu a palavra. Ela recebeu porque creu.

O mundo necessita de mulheres de caráter genuinamente cristão; mulheres que acreditem no poder da oração; mulheres que cumprem o que prometem; e não se desesperam quando surgem as crises na vida. Outro caso é a pessoa de Débora, que é chamada de: Mãe de Israel. Esse povo vivia politicamente atormentado. As crises eram constantes; as ameaças eram muitas. Era necessário que alguém se levantasse em Israel para enfrentar esses inimigos. Quem o faria? Foi indicado Baraque; mas este disse que só iria à guerra se Débora fosse com ele. Mas esta lhe acrescentou: “Eu irei, porém, a glória será de uma mulher”. A virtude desta mulher consistia em fé, coragem e ação. O mundo precisa de mulheres assim. Não basta crer, mas é necessário agir com muita convicção, crendo no poder de Deus.

Maria mãe de Jesus, não ficou devendo à Débora, nem à Ana mãe de Samuel. Em que consistia a virtude de Maria? Sem duvida, profunda humildade, uma vez que, não se envaideceu com tamanho privilégio, ao dizer: “Eis aqui a serva do Senhor. Cumpra-se em mim segundo a tua palavra; pois atentou na baixeza de sua serva. E desde agora serei chamada a bem-aventurada”. A Bíblia em o Novo Testamento menciona muitas outras mulheres que seguiam a Jesus desde a Galiléia, servindo-O com as suas fazendas. Certamente que Lhe costuravam roupas, quando necessário; e sem dúvida, muitas vezes providenciavam-Lhe alimentos, bem como também aos seus apóstolos. E hoje, existem mulheres semelhantes a estas? Sem dúvida que sim. E você minha cara leitora, quer se enquadrar a estas valorosas mulheres, uma vez que, o seu espírito era servir e não serem servidas? Que o Senhor Jesus a tenha como tais.

Nenhum comentário: