sábado, 3 de maio de 2008

O FILHO DO CARPINTEIRO

O FILHO DO CARPINTEIRO
PR TIMOFEI DIACOV

“Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria? E seus irmãos Tiago, Simão, José e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém lhes disse: “Não há profeta, se não na sua casa e na sua pátria” (Mt: 13; 55ª57). O carpinteiro era José, e Maria sua esposa. Não era coisa fácil aceitar a Jesus como o Messias, ou o Filho de Deus, pelos próprios irmãos uma vez que nasceram da mesma mãe e criados no mesmo lar. Qualquer de nós faria o mesmo. Por certo, diziam eles: “Como este nosso irmão mais velho pode dizer que é Messias o filho de Deus”? Verifique em João 7;5 que diz: “Porque nem mesmo seus irmãos criam nele”. Ainda mais causava espanto aos seus ouvintes sabendo que José era carpinteiro e Jesus seu filho. Aliás, hoje acontece o mesmo fenômeno que acontecia com a pessoa de Jesus, quando muitos têm dificuldades de aceitar a verdade de que Jesus era irmão uterino dos filhos de Maria e José. E por não crerem nisto, procuram escapatória, ou dar interpretações forçadas; enquanto, por outro lado, bem melhor seria aceitar o que o texto bíblico, está dizendo.

Mas, em que consiste esta dificuldade? Consiste no fato de terem aceitado a idéia infundada de que Maria permanecera virgem, que por sinal é uma idéia absurda, pois não há nenhuma referência bíblica de que tal fato tenha ocorrido. Como_ perguntaria alguém_ dois jovens se enamoram e sonham com a idéia de um casamento feliz, tendo muitos filhos e fazem votos de virgindade? Você leitor faria isto? Aliás, quem faz votos de castidade não se casa; e quem se casa não faz voto de castidade. Deus assim que criou o homem, disse que não era bom que ele ficasse só; por isso lhe fez uma mulher. Maria e José casaram-se porque não poderiam ficar sós. Mas, quem foi que disse que eles fizeram votos de castidade? A Bíblia não o disse. Não estamos tentando torcer a Bíblia, pelo contrário, estamos procurando expô-la tal qual nela está escrito. Verifique Salmo 69: 8e9 que fala de Jesus e seus irmãos: “Tenho me tornado como um estranho para com os meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe”. Observe que este é um Salmo Messiânico.

E Lucas investigando minuciosa e diligentemente este assunto escreveu o seu evangelho. Ele narra os fatos à luz do que lhe informaram. E no capítulo 2 verso 7 diz que Jesus é o primogênito de Maria. E se é primogênito, segue-se que ela teve mais filhos com José. E esta narrativa que Lucas registrou, foi feita muitos anos depois da morte e ressurreição de Jesus; esta narrativa foi feita para distinguir entre Jesus o primogênito de Maria; e os outros filhos de Maria com José. Os leitores precisavam saber qual dos filhos dela era o Filho de Deus; ou seja, o primogênito. Por que não aceitar honestamente a verdade? Pois foi o Espírito Santo que inspirou estas palavras. Verifique ainda em Mateus 1; 25 que diz: “E não a conheceu até que deu à luz o seu filho o primogênito, cujo nome é JESUS”. Seria uma temeridade afirmar que os irmãos de Jesus fossem filhos de Maria mulher de Cleofas. E pior ainda dizer que irmãos na Bíblia quer dizer primos. Afinal, quando é que irmão é irmão e primo é primo? Seria pecado o sexo no casamento? Pecado é fora do casamento.

Reafirmamos ser honesto, sensato e louvável aceitar o texto bíblico tal qual está escrito. Querer buscar outras interpretações é mera especulação. Não temos dúvidas de que muita gente sente desejo de que o texto fosse escrito de modo diferente. Estes tais procuram fazer a Bíblia concordar com seus próprios pensamentos, quando deveriam concordar com o que a Bíblia diz. O Senhor Jesus diz em Mt: 12; 46ª50 e Mc: 3;31ª35 e Lc:8; 18ª31: “Quem são meus irmãos minhas irmãs e minha mãe? Meus irmãos irmãs e mãe, são os que ouvem e obedecem a palavra de Deus. se você obedece, você é mãe de Jesus, irmã de Jesus e irmão de Jesus. Atos: 1; 14 diz que estavam presentes na reunião Maria e os irmãos de Jesus. Este Filho do carpinteiro está causando dor de cabeça para muita gente que não conhece a palavra de Deus. então leitor amigo estude a Bíblia, ela foi escrita para ser lida e conhecida por todos os homens!

Nenhum comentário: