segunda-feira, 19 de maio de 2008

O CONFORMISMO

O CONFORMISMO

PR TIMOFEI DIACOV



“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Rm: 12;2 ). Conformar é tomar a forma. Quando a mamãe fazia o pão em casa, usava a forma. E os pães tomavam todos a mesma forma. Quando Deus criou o homem e a mulher: tornou-os modelos. Por isso todos temos a mesma natureza e a mesma composição. Falando moralmente, aconteceu o mesmo. E a Bíblia nos diz que também somos espíritos. Não importa o tamanho, a cor da pele e dos cabelos. Todos nós sentimos sede, fome, saudade, amor. Éramos então perfeitos; até que veio a desobediência. Todos passamos a sofrer carência. Veio, então, o Filho de Deus para nos tornar também filhos de Deus. E a todos os que crêem Nele passam a ser um povo especial. Por isso o apóstolo Paulo recomenda a este povo a não tomar a mesma forma dos que desconhecem a Deus. o povo de Deus então passa a ser referência aos demais.

O mesmo apóstolo recomenda que haja linguagem sadia e irrepreensível neste povo; uma vez que vivemos num mundo que necessita ter diante de si um ponto de referência; pois, como nos faz bem ouvir palavras sadias que glorifiquem a Deus! E o povo que se chama O Povo de Deus, não deve conformar-se com esta situação; especialmente aqueles que se colocam numa tribuna sagrada para ensinar a verdade. Que dizer da moral deste mundo? Deixa muito a desejar. O casamento começa a ser relegado para um plano secundário. Mal se conhecem, vão dormir juntos, e isso às vezes dura anos. Só depois dos filhos estarem crescidos é que se lembram de legalizar a situação; e isso, quando se lembram. Falando no sentido religioso muitos preferem imitar àqueles que seguem uma religião de fachada; quando deveriam imitar os verdadeiros discípulos de Cristo. Muitas vezes imitam o mundo usando palavras imorais. E quando repreendidos, respondem: “Todo mundo faz assim”. E Cristo faria isso?

Muitos chamados cristãos esquecem-se de que foram chamados para serem santos: santos comercialmente, santos na religião, santos conjugalmente, santos nas horas do lazer, nas horas do esporte etc. Se um cristão de um outro país, que leva a vida cristã a serio e se defrontasse com certos tipos de cristãos daqui, ficaria surpreendido se soubesse que se trata de pessoas que se consideram cristãs. A época em que vivemos precisaríamos arranjar um outro nome, sei lá o que. O apóstolo Paulo, falando de Israel, diz que nem todo que é de Israel, é israelita. O Senhor Jesus dirigindo-Se a Natanael disse: “Eis ai um verdadeiro israelita em quem não há dolo!” O mundo atual é isso. Está havendo um grande conformismo. Esquecem-se do que Paulo disse: “Sêde meus imitadores, assim como eu sou de Cristo”.

Se Cristo voltasse hoje, reconheceria os que se dizem ser de Sua igreja? É hora de despertar, tomando consciência de que somos um povo escolhido, que sirva de referência para os demais povos. É hora de acordar e pensar seriamente nas palavras de Jesus que diz: “Quando o Filho do homem vier, por ventura achará fé na terra?” os sinais do fim estão proclamando a aproximação do regresso do Mestre. Se quisermos crer, olhemos para os terremotos, para fome, para a multiplicação da iniqüidade, para o esfriamento do amor ao semelhante e do amor a Deus. Tudo isto nos deve causar pasmo! O Senhor Jesus disse: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus”.

Nenhum comentário: