sábado, 3 de maio de 2008

SUJEIÇÃO NÃO É ESCRAVIDÃO

SUJEIÇÃO NÃO É ESCRAVIDÃO

Pr. Timofei Diacov


"Vós, mulheres, sujeitai-vos aos vossos maridos. Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja; sendo Ele próprio o Salvador do corpo". Efésios 5.22 e 23.

Há maridos que interpretam esta passagem à luz do seu próprio entendimento; como se costuma dizer: "puxam a brasa para a sua sardinha". Entendem que a mulher deve ser uma espécie de escrava. Ele tem direitos que ela não tem; ele tem liberdades que ela não tem. Seria isso que a Palavra de Deus está ordenando fazer? Olhemos bem para o texto: "Vós, mulheres, sujeitai-vos aos vossos maridos, como ao Senhor". Será que o Senhor quer da mulher uma sujeição assim? O marido é a cabeça da mulher, como Cristo é o cabeça da igreja, sendo Ele próprio o Salvador do corpo".

No verso seguinte diz: "vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela". Ouvimos certa senhora nos contar que certo jovem se enamorou de uma moça, e foram até ao altar para o casamento. Quando ele disse a ela: "de hoje em diante os meus pés não vão mais pisar nesta igreja". E ao ser-lhe feita a pergunta: "é de sua livre vontade receber este jovem senhor como seu legitimo marido? Ela respondeu perante todos: "eu recebo a Jesus como o meu Senhor. Não posso trocar Cristo pelo meu marido". Esperamos que ninguém chegue a essa situação, que venha passar ou fazer passar o seu noivo por essa humilhação, mas louvamos a atitude dela!

E isso tem acontecido com muitas jovens que se casam. Durante o namoro, tudo bonito, tudo romântico. Porém, depois, ele só sabe fazer restrições, proibições. E aí ela fica privada de ir à igreja, de ler a bíblia; ele parece querer que ela troque a igreja por salões de baile. Ela tem que fazer a vontade dele. Por isso as jovens, antes de contrairem núpcias, devem conversar muito com ele, devem acertar tudo antes. E eles devem ser sinceros. Aqueles que pensarem assim não devem casar-se, ou que então procurem uma mulher que tenha os mesmos pensamentos. Afinal, quem é mais importante, o marido ou Cristo? Com marido a mulher vai viver alguns anos, porém, com Cristo, por toda a eternidade. A esposa deve ter amor próprio; deve pensar em suas responsabilidades e no seu próprio direito; pois, afinal, ela não é um objeto, ou objeto do seu marido.

A mulher deve pensar nas palavras bíblicas: "porque cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus", II Coríntios 5.10. Mulher, se você está vivendo esta situação, ou situação semelhante, qual o conselho que poderíamos lhe dar senão o da palavra de Deus? "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas" , Mateus 6.33. O que você prefere, uma felicidade por poucos dias, ou por toda a eternidade? Não perca a sua alma por causa de seu marido. Deus tem soluções. Se para você Deus for o mais importante, procure pô-lo em primeiro lugar. Se quer ser abençoada, permita que Deus dirija a sua vida. Não ande pela sua cabeça. Diz Jeremias: "enganoso é o coração, e perverso; quem o conhecerá?"

Nenhum comentário: