sábado, 3 de maio de 2008

CÂNTAROS ABANDONADOS

CÂNTAROS ABANDONADOS
PR TIMOFEI DIACOV


"Deixou, pois a mulher o seu cântaro e foi à cidade, e disse àqueles homens: vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura não é este o Cristo? Saíram, pois da cidade, e foram ter com ele" (João: 4;28ª30). Queremos fazer uma apreciação sobre este texto, que tem riquezas de ensinamentos. Ela vinha com o seu cântaro à fonte de Jacó buscar água; e, para sua surpresa encontrou uma outra fonte cujas águas eram de vida eterna, e que o homem com quem ela falava poderia satisfazer a sua sede espiritual. E desejando beber desta água precisava abandonar alguns cântaros que lhe traziam transtornos. Primeiro, o cântaro de uma vida desregrada que estava fora dos propósitos divinos. Ela tivera cinco maridos, e o sexto com quem vivia não era seu marido. Jesus, que é a fonte da vida, nos permite beber dela para saciar a nossa sede; porém quer que abandonemos também este tipo de cântaro; considerando que Ele é Santo e que nós também o sejamos.

Segundo, preconceitos. Pergunta a mulher a Jesus: "És tu maior que nosso pai Jacó que nos deu o poço?... Vós dizeis que Jerusalém é o lugar de adoração, e nossos pais adoraram neste monte". Se quisermos receber do Senhor este favor, temos que abandonar também este cântaro que em seu bojo traz águas contaminadas; pois não podemos limitar Deus a lugares. Isto nos faz lembrar daquele senhor que fora protestar contra aquela casinha que se encontrava na vitrine com os dizeres: "Aqui mora Deus". Jacó quando fugia da presença de seu irmão, teve de noite um sonho que anjos subiam e desciam numa escada, que tocava o céu. Ao acordar, disse: "Deus está aqui, e eu não o sabia". E assim acontece com muita gente; que não admite a presença de Deus em outros grupos religiosos. É o sentimento de exclusividade. Isto dá a impressão de que Deus pode ser limitado, enquanto a Bíblia diz que os céus não podem conter a Sua presença, uma vez que Ele é onipresente.

Terceiro, querer materializar Deus. Enquanto Jesus afirma: "Deus é espírito, e quer que O adoremos em espírito e em verdade. Quanta gente está obcecada em querer ver Deus; porém, como não O pode, faz um deus de barro ou de metal. A Bíblia nos ensina que ninguém pode ver Deus e continuar vivendo, visto ser Ele Santo e o homem pecador; enquanto Jesus diz: "Bem-aventurados os limpos de coração porque eles verão a Deus" (Mt: 5;8). Espírito não pode ser visto pelo ser humano. E a mulher abandonou os seus cântaro, para receber a graça de Deus de uma vida transformada, purificada, perdoada. Como ela havia pedido a Jesus dessa fonte, Jesus lhe deu; e assim a sua alma ficou saciada.

Quando o homem sacia a sua alma com a graça da salvação, ele não se contenta em permanecer sem ação. E a mulher como vimos, deixando o seu cântaro, foi dizer àqueles homens que havia encontrado a fonte da verdadeira água da vida. Quem não tem, não pode dar o que não tem. Ela estava transbordando de alegria, e queria repartir com os outros essa alegria. Teremos nós encontrado essa fonte? Queremos saciar a nossa alma com a verdadeira água da vida? Ou estamos contentes com a vida que estamos vivendo? Isso nos faz lembrar das palavras do profeta Isaias: "Ó vós todos que tendes sede vinde às águas". E também das palavras de Jesus: "Quem beber desta água, tornará a ter sede; mas quem beber da água que eu lhe der, fará nele uma fonte dágua que salte para vida eterna". E em João: 7 Jesus diz : "Rios de águas vivas fluirão do seu ventre. Distinto leitor você quer saciar a sua sede? Então abandone todos os seus cântaros.

Nenhum comentário: