sábado, 3 de maio de 2008

UM VIVO NA SEPULTURA?

UM VIVO NA SEPULTURA?
PR TIMOFEI. DIACOV


O evangelista Lucas no seu evangelho 24; 1ª12, narra como algumas mulheres foram ungir o corpo do Senhor na sepultura. E diante disto no verso 5 os anjos perguntam-lhes: "Por que buscais o vivente entre os mortos"? Este fato nos faz lembrar de um acontecimento que se deu na Bessarábia, quando sepultaram uma pessoa, supondo estar morta, e eis que estava viva. O Senhor Jesus havia antes de ser crucificado falado muitas vezes aos Seus seguidores que iria ser crucificado, morto e ressuscitado. Mas estas mulheres não entendendo esta verdade foram ao sepulcro, levando especiarias para ungir o corpo do Seu Senhor. Elas nos fazem lembrar de muitas outras em nossos dias, que são extremamente religiosas, mas sem entendimento. O evangelista Lucas em outro lugar diz que elas o seguiam dede a Galiléia, servindo-O com suas fazendas. É pena que muita gente seja zelosa nos bens religiosos, porém sem a devida compreensão. Daí o anjo perguntar: "Por que buscais o vivente entre os mortos?" O Senhor Jesus diz: " Deus não é Deus de mortos, mas de vivos".

Desde que Adão pecou, transmitiu para a humanidade a morte. Paulo diz em Rm: 6;23: "Porque o salário do pecado é a morte". E no 3:23 diz que: " Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Jesus se apresenta como a própria Vida. Como todos nós estamos mortos em pecados e delitos, necessitamos desta Vida. Mas onde está esta Vida, uma vez que o anjo disse que Ele não estava na sepultura? Hoje existem muitas igrejas que se assemelham a sepulcros, uma vez que nelas não há Vida. Conversamos com uma pessoa de um determinado seguimento religioso, que nos exibia o santuário de seu grupo, contendo três altares: um ao seu fundador, outro às almas e outro a Deus. A esta altura perguntamos- lhe: "Onde fica Jesus neste vosso segmento?" A sua resposta foi: "Jesus aqui não tem vez". Que pena, não havia lugar para a Vida. Esta narrativa de Lucas 24 diz que as mulheres que foram ao sepulcro ficaram perplexas diante das palavras dos anjos. De fato a ignorância leva à perplexidade.

Mas que é ficar perplexo? É ficar indeciso, desconsertado, sem saber que direção seguir. A tanta gente neste mundo que vive assim, especialmente quando surgem graves problemas, particularmente religiosos, ou no que diz respeito à vida após túmulo. Temos ouvido de muitas pessoas a pergunta: "Afinal qual é o caminho certo, uma vez que uns dizem que é este, outros que é aquele?" eles esquecem ou desconhecem as palavras de Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14: 6). E ainda Jesus em João 11:25 diz: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá". Este texto não deixa margem à duvida, e nem admite que se pense em um outro caminho para Deus; ou uma outra maneira de se chegar a Deus. Isto em outras palavras seria buscar Aquele que vive entre os mortos. Se formos a Jerusalém veremos o mesmo túmulo permanecendo vazio. "Ele não está aqui".

Distinto leitor, em que lugar você está procurando Aquele que vive: nos túmulos, no meio dos ídolos, onde Ele não é reconhecido e onde Ele não está? Por ventura estaria você no meio daqueles que, ainda que extremamente religiosos zelosos das coisas de Deus, porém sem entendimento. Vale lembrar as palavras do apóstolo Paulo em Efesios 5: 14: "Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecera" . Afinal, onde Ele está? Colossences 3;1 responde: "Portanto, se já ressuscitastes, com Cristo buscais as coisas que são de cima, onde Ele está assentado à destra de Deus". Diante disto jamais busque Aquele que vive entre os mortos, mas entre os vivos. E os vivos são aqueles que foram vivificados por Ele. Veja em Ef 2;1: " E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados".

Nenhum comentário: