terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O VERDADEIRO GIGANTE

O verdadeiro GIGANTE
PR TIMOFEI DIACOV

Deus quer fazer de você um gigante. Gigante não é necessariamente um homem grande. O menino Davi enfrentou um gigante desse tipo. Ele era grande fisicamente, a sua estatura causava medo aos israelitas. Todos fugiam dele. Seu nome era Golias. Entretanto o menino Davi venceu-o com uma pedrinha. E assim terminou sua valentia. Quando o povo de Israel estava se aproximando da terra de Canaã, Moises enviou a essa terra doze homens, representando cada um a sua tribo. O objetivo era espiar essa terra, e depois trazer o relatório, descrevendo a possibilidade de conquistá-la. Depois de quarenta dias, regressando relataram tudo o que viram e sentiram. Dez desses viram gigantes invencíveis, vindo assim infamar a terra e debilitar as mãos dos guerreiros. Diz a narrativa que o povo de Israel passou a chorar, negando ir conquistar a Terra da Promessa. Entretanto, por outro lado, dois deles, Josué e Calebe, se mostraram verdadeiros gigantes na fé, na coragem, pois não se intimidaram com o poderio militar e o tamanho físico dos moradores dessa terra. Despertaram no povo com essa atitude a fé, e coragem, dizendo-lhes que a terra era muito boa e que Deus lhes daria esse presente.

Você deve conhecer este ditado popular, “O tamanho não é documento”. Em outras palavras, as aparências podem enganar impressionar e até levar à derrota. Um exemplo disto é o caso do rei Saul, que era enorme fisicamente falando; de quem Isael esperava tudo; mas logo no início do segundo ano de seu reinado, fracassou. Deus o rejeitou pela sua incompetência. E assim o Senhor enviou o profeta Samuel a ungir um outro rei em seu lugar; com a recomendação: “Não olhes para sua aparência, pois o tenho rejeitado, porque Deus não vê como vê o homem; uma vês que o homem vê o que está diante dos olhos; mas Deus olha para o coração”(I Sam 16;7). No livro de Atos, o apóstolo Paulo, falando este mesmo assunto diz que Deus havia achado um homem segundo o Seu coração; e que este iria executar toda a Sua vontade. Referia-Se Ele à pessoa de Davi que era o filho mais novo de Jessé. De onde não se esperava é que Deus escolheu um homem que seria o verdadeiro gigante no amor a Deus e na disposição de vencer os inimigos. Deus quer também fazer de cada um de nós um gigante assim.

Um outro tipo de gigante que Deus não aprecia, é o caso de Sansão. O povo de Israel vivia no período do Juizes, ocasião em que os filisteus, volta e meia, atacavam o povo de Deus. E para libertar ao seu povo Deus escolheu um homem cujo nome seria Sansão. A sua força era descomunal, pois seria nazireu de Deus, cujos cabelos não poderiam ser cortados. Caso contrário perderia toda a sua força física. Este homem causava muito temor aos filisteus, pois era invencível. Mas certo dia, contrariando a palavra de Deus, se apaixonou por uma filistia que desejava saber onde residia toda essa força. Molestando-o dia e noite, e ele enfadado, descobriu-lhe todo o seu coração. Seus cabelos foram cortados, e ele se tornou prisioneiro de seus inimigos (Juizes 16; 17). Como podemos ver uma mulher que não tem temor de Deus pode arruinar a vida de um gigante. Existem hoje muitos casos semelhantes a este. Deus quer que estejamos enquadrados nos Seus planos. Ele quer que sejamos libertadores dos opressores desta vida; não como Sansão que, ao invés de ser um libertador, passou a ser um prisioneiro do inimigo.

Como dissemos inicialmente, Deus quer fazer de cada um de nós um gigante. Quer que sejamos lutadores de uma causa nobre. Que imponhamos pela nossa fé, pela ousadia, podendo contar com a presença do maior gigante do mundo, que é o Senhor Jesus Cristo; podendo usar como exemplo a pessoa do apóstolo Paulo, de Moisés, de Josué e de muitos outros profetas do Velho e Novo Testamento. Todos eles eram ousados e não fingidos diante de tantos gigantes da maldade, a quem venceram em nome do Senhor. Então, você quer ser um gigante? Poderá ser, se o quizer. Deus precisa de você; como diz certo hino: “Não é dos fortes a vitória, nem dos que correm melhor, mas dos fieis e sinceros como diz o Senhor”. Lembre-se que você não nasceu para ser derrotado, mas vencedor. O apóstolo Paulo diz a Timóteo que Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de fortaleza e amor. Neste mundo não faltam aqueles que se acovardam diante de um menor inimigo. Por que não procurar dizer como disse Davi: “Tu vens a mim com espada, mas eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos a quem tu afrontaste”. Deus é afrontado todos os dias pelos inimigos da verdade. Por que não enfrentá-los por este precioso nome, que é Jesus o nosso Comandante?

Nenhum comentário: