terça-feira, 11 de dezembro de 2007

NÃO ME DESTE UM CABRITO

“NÃO ME DESTE UM CABRITO...”
PR TIMOFEI DIACOV

“Eis que te sirvo ha tanto tempo e nunca me deste um cabrito para me alegrar com os meus amigos” (Lc 15; 29). Esta foi a reclamação do irmão do filho pródigo. Fazia mais ou menos dois meses que certa pessoa havia feito decisão de seguir a Jesus; e reclamava que Deus ainda não o havia abençoado. Não nos esqueçamos do homem rico, conforme Lucas 16:19ª31, que fez a mesma declaração a Abraão quando estava do outro lado da vida, de quem obteve a resposta: “Filho, lembra-te que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora ele é consolado e tu atormentado”. Lamentavelmente muita gente confunde salvação com serviços prestados a Deus. Deus não negocia com o homem, uma vez que a salvação nos é dada por misericórdia e não por merecimento.

A Bíblia diz que Deus não é injusto para se esquecer da obra das nossas mãos, e que o que semeamos colhemos, Gl 6;7. O salmista que escreveu o Salmo 73, diz que sentia inveja dos ímpios que prosperavam, e ele sendo justo passava dificuldades. Mas assim que entrou no santuário viu o fim deles. Parece que este mesmo sentimento norteava a vida do irmão do filho pródigo. O apóstolo Paulo diz que temos que nos contentar com o que temos, e que ele mesmo havia aprendido ter fartura, e também viver na penúria. Quando passamos por alguma dificuldade, não pensemos que Deus Se esqueceu de nós e que não nos ama mais. O pródigo foi recebido de volta pelo seu pai, e com muita alegria. Esta história pode ser a sua ou a nossa.

Qual é o pai que não espera o regresso do seu filho que saiu de casa? Deus espera a volta de cada um de nós, nós que nos distanciamos Dele, como diz certo hino: “Filho meu volta ao lar”. E esse outro hino que diz: “Oh que belos hinos cantam lá no céu, pois do mundo o filho mal voltou; vede no caminho o bom pai o abraçar”. Ninguém tem o direito de reclamar dizendo: “Eis que ha tanto tempo te sirvo, e nunca me presenteaste; pois Jesus diz que a nossa recompensa será na ressurreição; porque a salvação recebemos aqui. Infelizmente há muitos irmãos do pródigo que continuam a reclamar, a murmurar e a cobrar um tratamento especial, e que do mesmo modo Deus lhes diz: “Tudo é vosso, e vós sois de Deus”.

Prezado leitor, estará você cobrando de Deus? Não se esqueça que a Bíblia diz que Deus não é injusto para se esquecer da obra de nossas mãos. Ele continua nos amando, sem ter que Lhe digamos: “Deus, eu te sirvo ha tantos anos sem quebrar nenhum de teus mandamentos; e o Senhor não está vendo que estamos sofrendo pela tua causa?” Deveríamos fazer como fez o publicano Que disse: “Tem misericórdia de mim, que sou um miserável pecador” Lc 18. Temos que reconhecer que nada merecemos da parte de Deus, se não, a condenação. Não temos o direito de discutir com Deus, mas aceitar as Suas condições; pois o amor se Deus é maior do que toda a nossa necessidade. Por isso prostremo-nos diante Dele e O adoremos, pois toda a glória e a honra pertencem a Ele.

Nenhum comentário: