terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O VERDADEIRO CAMINHO

O VERDADEIRO CAMINHO
PR TIMOFEI DIACOV

O rei Salomão em seu livro de provérbios 14; 12 afirma duas vezes dizendo: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o seu fim são os caminhos da morte”. Por caminho entendemos que é um meio de se chegar a um determinado lugar. Quando Deus criou o homem, este estava com Ele; portanto não era necessário conhecer o caminho, uma vez que já estava na casa paterna; como todos devem estar sabendo ele resolveu seguir o seu próprio destino, esquecendo-se que em casa nada lhe faltava. Este fato o Senhor Jesus Cristo ilustra muito bem ao contar a parábola do filho pródigo, que é a história de toda a humanidade. Os milhares de anos se passaram, nem por isso Deus deixou de usar os seus profetas para alertá-lo do perigo de viver tão distante de Deus; sempre lhe indicando o caminho de regresso. Porém nem sempre o homem deu alguma importância a essas palavras proféticas, mas criando os seus próprios caminhos. A humanidade sofre pelos seus próprios erros. Está necessitando de ajuda. Disto temos a idéia, na declaração de Tomé: “Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos saber o caminho?” (João 14; 5). Esta mesma pergunta é feita diariamente por muitas pessoas, todos querendo saber a verdade e recebendo respostas as mais variadas: uns indicando o norte, outros o sul, outros leste, outros oeste. Afinal qual é o certo? Certo homem perdido na floresta amazônica, depois de ter tentado várias direções, não conseguiu chegar de volta à sua casa.

E já cansado sentou-se ficando a pensar: como posso sair dessa situação? Finalmente surge alguém que lhe indica dizendo: “Eu conheço este lugar; siga-me, pois eu sou o caminho”. O mundo atual se encontra em embaraços semelhantes; porém como Deus jamais deixou o homem sem revelação, diz o Senhor Jesus: “Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai se não por Mim” (João 14; 6). Observemos que o Senhor Jesus não disse Eu sou um caminho, mas o caminho. É um artigo definido que não admite outro. Depois de dois mil anos de Cristianismo, o povo não se libertou ainda da idéia de que não existem outros caminhos. O apóstolo Paulo em I Tim 2;5 diz: “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. Caminho para Deus não é uma doutrina, e sim uma pessoa, e essa é Jesus. Costuma se dizer que todos os caminhos levam Deus, ou que todas as religiões são boas, bastando somente observá-las que elas nos levarão a Deus. O caminho para Deus é o do Cristo crucificado e ressuscitado; e Jesus passou por esta experiência. Sem cruz, não há salvação; e se houvesse o grande apóstolo Paulo teria dito, visto ter sido ele o Seu maior intérprete; e ele mesmo foi quem disse: “Eu me glorio na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, eu me glorio nos meus sofrimentos”; Por quê? Porque ele se considerava crucificado com Jesus. Seguir um Cristo não crucificado e, nós mesmos não crucificados com Ele, estaremos seguindo em direção oposta.

E se em nós não houve morte juntamente com Jesus, então não há lugar para as palavras do apóstolo Paulo escritas em Col 3; 1: “Se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima onde Cristo está”. Então como dissemos o caminho para Deus é Cristo crucificado. Este mesmo pensamento já existiu no começo da raça humana, quando Caim ofereceu a Deus um sacrifício incruento; uma vez que Ele não o aceitou. Entretanto, por outro lado Deus atentou para o sacrifício cruento de Abel, ou seja, sacrifício de sangue que tipificava a morte de Jesus (Gên 4). Se lermos a Bíblia atentamente, veremos uma linha vermelha que permeia toda ela. Deus havia pedido a Abraão que oferecesse seu próprio filho em sacrifício no monte Moriá; e nesse mesmo monte o Senhor Jesus foi crucificado. Então quando Abraão ia oferecer o seu filho, Deus interveio, mostrando-lhe um carneiro que deveria ser oferecido em seu lugar. Porém, quando o Senhor Jesus foi ao Gólgota, não encontrou para si substituto, mas teve Ele mesmo que morrer pela humanidade; e nós que somos a humanidade, morremos com Ele. Por isso Paulo diz: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gal 2; 20). Então o verdadeiro caminho para Deus é Ele mesmo, Jesus Cristo que pagou o nosso direito de entrar no céu. Portanto, fora deste caminho, todos os demais são falsos. E você leitor amigo, está seguindo este caminho verdadeiro, ou prefere seguir os seus próprios caminhos?
Pr. Timofei Diacov
tel:(0xx14)35227032-Lins-SP.

Nenhum comentário: