terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA

O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA
PR TIMOFEI DIACOV

A palavra espetáculo nos dá a idéia de um teatro enfeitado tendo várias cortinas coloridas, um palco decorado onde se posam fazer representações para agradar ao público; podendo ser feito num teatro, num circo, ou ao ar livre. Duas coisas marcantes uma peça pode causar: risos ou lágrimas. Na epístola aos Heb 10; 33 está escrito: “Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações”. Esta passagem bíblica nos dá contas de acontecimentos que marcaram a vida dos primitivos cristãos, a quem ela foi dirigida; pois passaram por momentos difíceis quando derramaram muitas lágrimas por amor do nome de Jesus Cristo; muitos deles foram massacrados outros lançados aos leões outros queimados vivos, tendo que fugir muitas vezes, vestindo-se de ovelhas para escaparem da morte. Esse era o momento de transição do judaísmo para o cristianismo. Tendo vencido toda essa situação, agora estavam um tanto desanimados. E o escritor sacro que lhes escreve, fá-los lembrar dos dias passados quando serviram de espetáculo para os seus inimigos, que se divertiam com os seus sofrimentos. No capitulo 11 desta mesma epistola, ele menciona nomes de vários heróis da fé, que também foram espetáculos para o mundo de seu tempo e, venceram. Aliás, o Senhor Jesus nos havia prevenido de que isso iria acontecer por amor de Seu nome.

Na primeira epistola aos Cor 4; 9 o apóstolo Paulo diz: “ Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens”. O mesmo sentimento que moveu os inimigos que, fizeram do povo de Deus espetáculo no passado, também moveu os inimigos do tempo do apóstolo, que era a inveja. Qual era o sentimento de Paulo, que causava tanta inveja dele? Responde em I Cor 4; 10: “porque somos loucos por amor de Cristo”. Aliás, ele mesmo já havia dito ao seu discípulo Timóteo: “Porque todos que quiserem viver piamente padecerão perseguições” (II Tim 3;12). O apóstolo Pedro também fala disto, dizendo que esses mesmos acham estranho que o povo de Deus não esteja seguindo o mesmo desenfreiamento moral. O apóstolo Paulo por causa de seu amor a Cristo, pregando com todo ardor o evangelho Dele, sofreu terríveis perseguições tais como prisões, açoites, escárnios, zombarias, pela sua própria nação; e também pelos gentios incitados pelos judeus; e apedrejamento deixando-o semimorto; e ainda em Heb encontramos esta palavra, “O mundo não era digno deles”. Sem dúvida que tais palavras servem também para o povo de Deus neste século presente; haja vista, que em vários paises intolerantes vem acontecendo o mesmo: Grande parte do povo de Deus está sendo feito espetáculo pelo nome de Jesus.

Lucas registra no seu evangelho capitulo 23; 48, falando da crucificação de Jesus diz: “E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos”. Quem se encontrava neste espetáculo? O verso 49 responde: “E todos os seus conhecidos, e as mulheres que juntamente o haviam seguido desde a Galiléia, estavam de longe vendo estas coisas”. Então estes e muitos outros eram os espectadores; e os que O expunham a este espetáculo, que não era para divertir os seus discípulos, causavam-lhes emoções e muitas lágrimas. E enquanto isso, os ímpios os Seus algozes, se divertiam; e certamente comemoravam o acontecimento. E isso estava sendo um espetáculo para os homens, para os anjos e para o mundo. Voltando para as palavras de Paulo II Tim 3; 12, “Todos que quiserem viver piamente padecerão perseguições”. Por ventura exestiu um homem mais piedoso do que Jesus? Jamais. Ele morreu por um ideal, o de proporcionar salvação para a humanidade. Ele, certamente, não apreciava um espetáculo deste gênero. O mundo continua o mesmo. O causador dos espetáculos é o inimigo Satanás que vem provocando tragédias, guerras expondo este globo terrestre à pior humilhação de toda história cuja causa deste espetáculo são as drogas entorpecentes.

O mundo está para ver e verá O Maior Espetáculo de Toda a História; quando o povo de Deus irá lhe oferecer. Haverá muito riso, alegria e lágrimas de contentamento da parte do próprio povo de Deus. No centro desse grande palco estará o Senhor Jesus Cristo assentado no trono da Sua Glória, como o principal Ator. Nessa ocasião Ele estará enxugando as lágrimas que foram derramadas daqueles que na terra sofreram por amor do Seu nome. Isso não será para divertir os expectadores; mas para mostrar quem era Aquele que eles expuseram ao vitupério; como disse Paulo: “Se soubessem não teriam crucificado o Senhor da Glória”. E você caro leitor, de que lado estará nesse dia, oferecendo espetáculo, ou sendo expectador? Não acha que seria melhor estar no palco e não na platéia? É bom atentar para as palavras das escrituras que dizem: “Se hoje ouvirdes a voz de Deus, não endureçais os vossos corações” (Heb 3;7e8). Como vemos o dia da escolha é hoje; depois será tarde. Existe um corinho que diz: “No mundo a gente ri para não chorar; o mundo não conhece o que é amor”. E vai cumprir-se aquele ditado popular que diz: “quem ri por último, ri melhor”. Você é cristão, fiel seguidor de Jesus? Está sofrendo, derramando lágrimas por amor Dele? Não se esqueça que, em breve você estará atuando nesse espetáculo. Pense nisso. E que Deus seja louvado!

Nenhum comentário: