terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O REPOUSO DE DEUS

O REPOUSO DE DEUS
PR TIMOFEI DIACOV

Prezado leitor abra sua Bíblia no capitulo 4 de 1ª13 da epístola aos Hebreus e leia com atenção, e constatará as seguintes lições: 1ª, O repouso de Deus de suas obras ou trabalhos que teve em criar o universo. Diz o texto que Deus descansou. Será que Deus cansa? E precisa descansar? É claro que não, pois descansar é cessar de trabalhar; ou ainda mudança de atividade. É por isso que Deus fala de sábado, ou do sétimo dia. Quando Israel saiu do Egito, Deus lhe recomendou, não somente cessar o trabalho de ordem física, como dedicar-se às atividades espirituais; recomendando-lhe que dedicasse esse dia todo ao serviço de Deus. Lamentavelmente muitos nem sequer se lembram da existência desse dia; outros por sua vez observam-no apenas em parte. Quando chega o domingo (o descanso cristão), dormem até ao meio dia, dizendo que estão descansando porque trabalharam a semana toda. Será que outros não trabalharam também?

O 2º descanso é o da alma. Esta epístola nos ensina que tal descanso não é dado pelos homens, como por exemplo, Josué, o grande líder, não deu ao povo de Israel o descanso espiritual, mas político; quando destruiu todos os inimigos do povo de Deus. Esse povo gloriava-se no fato de ter tido essa conquista; mas se lermos atentamente a história de Israel, veremos que o povo continuava desobediente como acontecera no período de 40 anos sob liderança de Moises; como diz a narrativa: "todos pereceram no deserto, com exceção de Josué e Calebe". Quem recebeu o descanso espiritual de Deus, recebeu porque não foi desobediente, como os demais que pereceram. Muitos hoje só porque receberam algum favor do ponto de vista material de Deus, gloriam-se crendo que já estão salvos. Repouso segundo a palavra desta epístola é salvação da alma, jamais benção material.

Na 3ª lição, o escritor desta epístola recomenda não deixar de entrar nesse repouso, que se alcança pela salvação. Estas lições estão em plena harmonia com o ensinamento de Jesus em Mat 11; 28ª30 que dizem: "Vinde a mim todos vós que estais cansados, e oprimidos e eu vos aliviarei. E achareis descanso para vossas almas". A opressão a que se refere Jesus é causada pelo pecado. Portanto não é um descanso físico, mas espiritual. Enquanto o homem não se submete à obediência, continua pecador, perdido, oprimido e sem salvação. Vive cansado, muitas vezes da própria vida, que alguns chegam a dar fim à sua própria existência. O grande causador dessa opressão, é Satanás, diz a palavra de Deus. Por isso o Senhor Jesus Cristo lança o convite a todos os oprimidos do diabo, para lhes oferecer o descanso ou o repouso da alma. Como estamos vendo, o repouso é de Deus e não dos homens. Por isso não nos deixemos enganar por falsas promessas oferecidas por seitas.

A 4ª lição é que Deus está prometendo o descanso eterno lá no céu, como diz a epístola: "Portanto resta um repouso para o povo de Deus". Esse repouso é exclusivamente para os salvos que já encontraram descanso em Jesus. Terá você prezado leitor alcançado esse repouso aqui na terra, ou está se firmando em favores puramente materiais, como por exemplo, a ausência de guerra no Brasil, ou a prosperidade que está tendo economicamente? Ou porque há harmonia no seu lar? Tudo isso é muito bom e necessário, mas não é o repouso de que fala a palavra de Deus; visto que tais coisas são incomparáveis com aquilo que Jesus nos dá. Você já alcançou o descanso de sua alma? Se não, não lhe resta outro descanso, que se dará no céu, uma vez que esse é para o povo de Deus, já salvo por Jesus. Então receba agora mesmo esse repouso de Deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que digo a todos os que se dizem pastores que leiam e medite sobre 10 do evangelho se São João, onde nos ensina que todo o pastor é ladrão e ladrão não tem parte com Deus, serão todos condenados.
Houve somente uma vaga para Pastor e é Jesús Cristo que ocupou esta vaga. o que nos ensina 4 de efésios é sobre o dom de pastorear ovelhas e não o título. Pastor verdadeiro é Cristo.