terça-feira, 11 de dezembro de 2007

EXAMINAIS AS ESCRITURAS?

EXAMINAIS AS ESCRITURAS?
Pr. Timofei Diacov


Disse o Senhor Jesus aos judeus: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim. E não quereis vir a mim para ter des a vida eterna" (João 5:39-40). Esta é uma palavra de lamentação e admiração de Jesus. Todo ser humano deve ser inteligente, para examinar as coisas e aceita-las, desde que sejam boas. Pode existir uma coisa melhor do que a palavra de Deus? Paulo diz em certo lugar: "Examinai tudo e retende o bem". É curiosa a atitude dos judeus, que examinavam as Escrituras Sagradas, e não aceitavam a sua mensagem; ou quanto muito, aceitavam aquilo que lhes convinha; aliás, esta é uma atitude de milhões de pessoas. Qual será a causa dessa rejeição? Quando nós escrevemos alguma mensagem bíblica, nem sempre conseguimos agradar a todos. O mesmo acontece conosco ao lermos alguma mensagem que alguém escreveu e que não nos agradou; nem por isso deixamos de ler; visto que o próprio Mestre dos mestres nem sempre contentou a todos. Não seriamos nós exceção à regra.

Quando o Senhor Deus enviou Ezequiel a pregar contra Israel, que se mantinha rebelde à palavra de Deus recomendou: "Tu anuncia-lhes o seu pecado, quer ouçam quer deixem de ouvir, uma vez que é casa rebelde". A função do profeta não é dizer coisas que o povo quer ouvir, e sim dizer coisas mesmo que não lhes agrade; assim como aconteceu com certo profeta do sul de Israel para pregar a palavra de Deus a Jeroboão, rei do norte do mesmo Israel. Sabem que aconteceu? Amasias sacerdote do rei, proibiu terminantemente que esse profeta do sul pregasse no território do rei. E a resposta dele foi: "Eu não era profeta nem filho de profeta, mas boiadeiro e cultivador de cicômoros", o nome dele era Amós. O profeta de Deus em todos os tempos encontrou oposições, reclamações, até rejeição da mensagem. Os tempos modernos não poderiam ser diferentes. Por que foi que os cristãos primitivos sofreram perseguições pela palavra de Deus? Por que é que Saulo de Tarso fazia o mesmo? Sem dúvida, porque a verdade machuca.

Quando a dor é grande, a tendência natural é livrar-se dela; como por exemplo, lançar mão da violência. Era o que faziam os opositores. É claro que não iriam mandar uma carta de protesto, ou tomar outra atitude nada agradável. Uma pessoa inteligente e sensata vai examinar o assunto, se for bíblico, à luz das Escrituras Sagradas. E se o assunto não tiver fundamento, o caminho certo é a rejeição; e se é correto aceita-lo. Era exatamente isso que ocorria com os judeus, que examinando as Escrituras, rejeitaram a sua mensagem fundamental, que é Jesus o Cristo, que eles esperavam; que por Sua vez sentiu-se no dever de chamá-los de escribas e fariseus hipócritas, que não passavam de túmulos de bonita aparência. Podemos observar nos evangelhos de Jesus Cristo, cujos ensinos se chocavam contra a tradição deles; pois davam mais importância às suas tradições do que à palavra de Deus propriamente dita. Eles examinavam as Escrituras, mas não aceitavam a sua mensagem. Não é isso que vem acontecendo até hoje?

Muita gente hoje não examina, mas também não aceita; e às vezes emite opinião naquilo que não conhece. Outros por sua vez examinam e também não aceitam, porque ferem os seus costumes, as suas tradições; e até acreditam que estão seguindo a verdade. E outros ainda sabem que as Escrituras falam de Jesus, mas não querem vir a Ele para receberem a vida eterna. Sem dúvida que todas essas coisas vão aparecer no dia do juízo final; ocasião em que não haverá lugar para desculpas, e nem para questões pessoais. Nesse dia todo o nosso passado vai se projetar diante dos nossos olhos como um filme, em questão de segundos. Afinal o homem é ou não é um ser livre para escolher o que desejar? O apóstolo Paulo em certo lugar de suas epístolas diz que muitos dos que conheciam a verdade serão condenados; e outros condenados por terem ignorado a verdade. Por isso Deus quer que, examinemos, conheçamos e aceitemos a certeza da salvação, que nos é dada pela fé em Jesus. Você distinto leitor está examinando as Escrituras?

Nenhum comentário: