terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O PECADO DE GEAZI

O PECADO DE GEAZI
PR TIMOFEI DIACOV


Na terra da Síria havia um general muito importante para o seu rei e seu país. Era ele um homem de confiança do rei, um guarda-costa que sofria de uma enfermidade, que o definhava dia a dia. Era leproso. E na época, não existia remédio. Havia em sua casa uma menina que fora conquistada durante uma batalha contra Israel. Esta servia a sua esposa, e que todos os dias via o seu patrão sofrendo deste mal, lembrou-se de um profeta de sua terra natal, que tinha poderes divinos para curá-lo. O livro de II Reis cap. 5 registra esta história. O nome dele era Naamã. Orei sabedor do fato enviou-o à terra de Israel, com uma carta de recomendação e uma grande comitiva. Ele trazia na sua carruagem muito dinheiro pensando em pagar a sua possível cura. Mas ao se encontrar com o profeta, este o enviou ao Rio Jordão recomendando-lhe que mergulhasse sete vezes.

Elizeu, porém recusou receber dinheiro pela cura operada por Deus. Nesta história entra a pessoa de Geazi que, não se conformando com a recusa de receber tanto dinheiro, vai após o general mentindo-lhe que o profeta pedira-lhe dinheiro, porquanto alguns filhos de profetas, sem os esperar e que precisavam de alimento. Mas Deus que conhece os pensamentos humanos revelou ao profeta essa falsidade. Davi falando deste assunto diz que antes que a palavra seja formada na boca, Deus já o sabe. E escreve dizendo: “Tal ciência para mim é maravilhosíssima, que eu não posso entendê-la” (Sal 139; 6). Deus nos conhece, por isso Davi disse: “Sonda-me ó Deus e vê se há em mim algum caminho mal, e guia-me pelo caminho eterno”, verso 24. A mentira é um sentimento falso, inventado pelo Diabo. Apocalipse 22; 15 diz que os mentirosos não vão estar no Paraíso. Por que ganhar dinheiro usando de mentiras, enquanto Deus diz que no suor do nosso rosto comeremos o nosso pão?

Qual foi o castigo que Geazi recebeu? Foi a lepra de Naamã que passou para o seu corpo. Os leprosos nessa época deveriam viver no isolamento. De que lhe serviu todo esse dinheiro ganho com mentiras? Entretanto muita gente que conhece a Bíblia e esta história, não se dá por avisada. Alias, o amor ao dinheiro diz Paulo, “é a raiz de toda espécie de males”. Infelizmente Geazi deixou macular a sua alma, como muitos hoje. O Senhor Jesus Cristo diz: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8;36”.somos filhos de Deus? Somos filho da Verdade? Por que então vamos nos macular por este pecado? Os mentirosos sempre viverão confusos, alguém disse que a mentira tem pernas curtas; por isso é que a verdade a alcança. Outro já disse que quando a verdade entra pela porta, a mentira sai pela janela. Por isso é bem melhor falar sempre a verdade, ainda que soframos alguns aparentes prejuízos.

O Diabo anda a procura de vítima para arrastá-la ao erro. Nem Jesus escapou dessas artimanhas. Judas Iscariotes se deixou levar pela ganância do ganho desonesto. E qual foi o seu fim? Todos os que andarem por este caminho sofrerão a mesma punição. A Bíblia diz que devemos fugir de toda a aparência do mal. Se somos cristãos devemos andar como Cristo andou; pois a palavra cristão originalmente quer dizer honesto, verdadeiro, puro e sempre muito semelhante a Jesus. Diz certo hino: “Riquezas não preciso ter, nem falsa paz porquanto o crente tem eterno gozo no Senhor”. Não temamos se estivermos desempregados, uma vez que Heb 13; 5 diz: “Eu não te desampararei e nem te deixarei diz o Senhor”. Portanto, não nos deixemos dominar pela mentira; não sejamos semelhantes à Geazi; sejamos sempre verdadeiros, porque o Senhor ama a estes

Nenhum comentário: