terça-feira, 11 de dezembro de 2007

MÃE DE DEUS

MÃE DE DEUS
Pr. Timofei Diacov


Deus tem mãe? Se tem, onde está escrito? Se tem, deve ter existido antes de Deus. Se for, não é eterno, pois teve começo. Se teve começo, logo terá fim. Se Deus tem mãe, deve ter também pai, irmãos, avós etc. Se Deus teve começo então não é Divino. No tempo medieval alguns teólogos discutiram muito este assunto. A Bíblia não o reconhece. Tudo que o homem precisa saber sobre Deus e a sua própria origem, está revelado na Bíblia. Este assunto não preocupou os apóstolos e nem os profetas. Por que é que muita gente não entende a palavra de Deus, relativa a este e a muitos outros assuntos? A resposta se encontra em ICor 3;14 e15: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus e não pode entendê-las; porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual, compreende tudo; e ele de ninguém é discernido”. Será que hoje, em pleno século das luzes existem pessoas que acreditem, ou se preocupem com este mesmo assunto?

A partir do momento em que o homem se converte ao verdadeiro evangelho: O EVANGELHO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, começa a entender este e os demais assuntos fundamentais da Bíblia. O homem natural é aquele que ainda não se converteu verdadeiramente a Deus; mas é o homem carnal segundo o ensino do apóstolo Paulo em I Cor 3. A igreja de Corinto é que foi chamada carnal, pois queriam entender tudo pela mente carnal, quando deveria ser espiritual. Nós não podemos adorar um ser não divino, uma criatura, mas só a Deus, como está escrito: “Só a Deus adorarás e a Ele darás culto” (Mt. 4;10). Então, em que se baseiam os que defendem a idéia de Deus ter mãe? Sem dúvidas, baseiam-se num sofisma, que diz: “Ora, se Jesus é Deus, e Maria é mãe de Jesus, logo Maria é mãe de Deus”. Para aqueles que conhecem a lógica sabem que um silogismo, para ser verdadeiro e completo, tem que trazer informação verdadeira e completa. Exemplo: Jesus é Deus e homem; Maria é mãe de Jesus homem. Logo Maria é mãe de Jesus homem.

Vejamos como o Senhor Jesus tratou a sua própria mãe, com respeito, é claro. Em Caná da Galiléia, conforme João 2; 1ª12, houve um casamento, onde estavam Jesus, Sua mãe, Seus discípulos, Seus irmãos e muitos outros. E faltando vinho, Maria trouxe o assunto a Jesus a quem Ele disse: “Mulher, que tenho Eu contigo? Ainda não chegou a minha hora”. Diante disso ela disse aos serventes: “Fazei tudo o que Ele vos mandar” verso 5. Ela não se ofendeu com essa atitude de Jesus; e nem Ele teve a idéia de magoá-la; mas colocou as coisas em seus devidos lugares. Por ocasião de Sua crucificação, dirigindo-Se a ela disse-lhe: “Mulher eis aí teu filho. E depois se dirigindo a João disse-lhe: filho eis aí a tua mãe. E ele a recebeu em sua casa”(João19;26ª27). Como podemos ver, Jesus não a chamou de mãe, mas de mulher. E quando Jesus estava ensinando, vieram a Ele dizendo-Lhe: “Estão lá fora tua mãe e teus irmãos e querem falar-te. Ele dirigindo-se aos seus discípulos disse: "Eis aqui minha mãe e meus irmãos e minhas irmãs. Portanto todo aquele que ouve a palavra de Deus e a executa, este é minha mãe meus irmãos e minhas irmãs”. Examine, Mt 12;49, Mc 3;34, Lc 8;21.

Portanto Deus nunca teve mãe; pois quantos são os seus anos? Bilhões? Trilhões? Seus anos não são contados, porque Ele é eterno. Nunca teve começo. Mas, Maria, mãe de Jesus, teve principio e fim. Ele é Criador e Maria criatura. Como então uma criatura poderia ser a mãe do Criador? Prezado leitor, não seria bem melhor aceitar os ensinos da palavra de Deus do que os escritos humanos? Ou dos teólogos? Leiamos o que diz a Bíblia: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. AMÉM” (Rm 1;25). Lembrem-se do mandamento da mãe de Jesus: “Fazei tudo quanto Ele vos disser” João 2;5. Você está obedecendo o mandamento de Maria? Se estiver, você será a pessoa mais feliz do mundo. Terá a certeza plena de sua salvação. Porém, se não estiver, estará vivendo em trevas, uma vez que, Jesus é a luz da vida, e é o caminho para Deus, o caminho para o céu. Ter uma religião, e não ter esta certeza é perder o seu tempo.

Nenhum comentário: