terça-feira, 11 de dezembro de 2007

GENTE BITOLADA

GENTE BITOLADA
PR TIMOFEI DIACOV

Bitola é uma medida que, geralmente, se usa para distanciar um trilho do outro; para assim permitir que o trem caminhe reta e facilmente. Neste mundo há tanta gente, no campo religioso, que está sendo bitolada pelos homens e, não por Deus. Já tentamos muitas vezes falar de Jesus a certas pessoas ou explicar o que a Bíblia fala sobre salvação, sem nenhum êxito; pois alegaram dizendo que o ministro de sua igreja recomendou que não dessem nenhuma atenção a esses tais. Lembro-me de um caso que se deu, viajando de trem, em 1.945, quanto tentava falar da Bíblia a uma jovem de 18 anos de idade, a qual nos respondeu dizendo que fora recomendada, a não ler nem olhar, e nem ouvir a leitura desse livro. A isso chamamos de gente bitolada. E em 1.946 vieram à nossa cidade, Guatá, três missionários de determinado seguimento religioso, angariando Bíblias em quantidade; fazendo depois um montão desse livro; e a seguir atearam fogo, dizendo, tratar se de um livro imoral. Alguns curiosamente, compraram para examiná-la; outros, entretanto passaram a rejeitá-la. Um outro caso que conhecemos, era de um vendedor de Bíblias nos sítios; mas o povo já prevenido não as adquiria, alegando ter dito o seu ministro, que a Bíblia que não fosse benzida por ele não teria valor. Esses tempos parece, já passaram.

A igreja Romana, durante muito tempo, considerou os evangélicos e protestantes como “hereges” Depois passou a considerá-los “irmãos separados”. Mais tarde passou a chamá-los para um ecumenismo. E hoje o Papa Bento XVI considera-os “seitas” que nem deveriam existir. E ainda, mais absurdo dizendo que: “fora da igreja católica romana não há salvação”. E como alguém já disse, “esse filme eu já assisti”; pois ha tantos grupos religiosos que dizem; “fora da minha igreja não há salvação”. Pois disse Jesus: “A boca fala daquilo que está cheio o coração”. Gostaríamos de fazer algumas considerações sobre o assunto, fazendo algumas perguntas. O mal feitor dependurado na cruz ao lado de Jesus, qual o seguimento religioso era o dele, uma vez que ouviu de Jesus a seguinte declaração: “Na verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (LC. 23-43)? O apóstolo Paulo a que grupo religioso pertencia? E Pedro qual era o seu seguimento religioso? Eles eram judeus. Eles foram salvos, mesmo contra o judaísmo. Por quê? Porque aceitaram Jesus como seu salvador, não se importando com a oposição de seu chefe religioso, ou o seu Sumo-Sacerdote. Afinal Deus nos deu ou não o livre arbítrio? Ou será que precisamos ser bitolados, pensando com a cabeça dos outros?

Examinemos alguns textos Bíblicos como, por exemplo, Rom: 10-12 que diz: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Em Atos: 16-31 diz: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa”. Em Mat: 28-19 diz: “Ide por todo o mundo e fazei discípulos ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho falado”. Em Mar: 16-15e16 diz; “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo; e quem não crer será condenado”. Em Ef: 2:8e9 diz: “Porque pela graça sois salvos por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras para que ninguém se glorie”. Em Atos: 4-12 diz: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”, são palavras do apóstolo Pedro. O próprio Pedro chegando à casa de Cornélio enviado por Jesus, para falar-lhe da salvação. Não foi necessário pertencer a uma igreja. Observemos que não aparece o nome de nenhuma igreja, mas, o nome de Jesus. A afirmação de sua Santidade, de que fora da igreja Romana, não há salvação, não encontra respaldo na Bíblia. Neste mundo tanta gente que sem conhecer alguma igreja, lendo a Bíblia, se converteu a Deus, vindo a formar uma igreja. Exemplo disto é o povo Batista na Rússia.

Na Bíblia não existe o nome Igreja Católica Apostólica Romana; mas os discípulos de Jesus; e em Mat: 16 Jesus dizendo: “Edificarei a minha igreja sobre esta pedra, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela”. Esta pedra é a declaração de Pedro, referindo-se a Jesus. Tomar essa posição de dizer que fora da igreja Romana, não ha salvação, é perigosa; pois poderá incorrer no mesmo erro dos escribas e fariseus que, segundo Jesus, fechavam a porta do reino; não entravam e nem deixavam que os outros entrassem. Por que é que os judeus perseguiram os cristãos? Não teria sido por causa da inveja? E hoje, qual é o motivo que leva a sua Santidade a fazer a declaração proibitiva? Não será pelo mesmo sentimento de ver tanta gente se convertendo ao evangelho? É bom lembrar as palavras de Gamaliel registradas em Atos: 5-35 que diz: “Varões israelitas acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens”. E no verso 38 diz: “Daí de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se esse conselho é de homens se desfará”, “Mas se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus”. Nada temos contra o Papa, pois ele é chefe de sua igreja, e tem direito a dizer o que pensa; porém nós discordamos de suas afirmações.

Nenhum comentário: