terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O ÍDOLO CEGA OS OLHOS

O ÍDOLO CEGA OS OLHOS
Pr. Timofei Diacov



Ídolo pode ser uma pessoa, um objeto, um artista, uma criança, dinheiro etc. Em I João 5;21 diz: "Filhinhos guardai vos dos ídolos". Por que essa recomendação? O salmo 115; 8 responde: "Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem, e todos os que neles confiam". Semelhantes em que? A resposta está nos versos 4 a7: não falam, não vêem, não ouvem, não apalpam, não cheiram, não andam e nem sai som algum de sua garganta. O Salmo 135 15ª18 faz a mesma afirmação. É claro que a cegueira a que ele se refere é no sentido espiritual. É uma mensagem para todos os religiosos. Curvar-se diante de um ídolo, ou imagem de escultura é estar substituindo Deus pelo ídolo. É bom que se diga a verdade que todos os que se curvam diante de ídolos, jamais conseguirão chegar a Deus e nem entrarão no reino dos céus. É Deus quem está falando. O profeta Oséias recomenda: "Conheçamos a Deus e prossigamos em conhecê-Lo". Uma vez que Deus pode ser conhecido por um dos nossos sentidos, por exemplo, ouvidos; pois diz o apóstolo Paulo em Rom 10; 17: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e ouvir a palavra de Cristo".

Ora, se o ídolo cega os olhos, então o homem se torna espiritualmente inerte. Portanto ele está morto em seus pecados e delitos, e também na sua sensibilidade espiritual. Quando a Bíblia diz que os que se prostituem não herdarão o reino de Deus, os idólatras não percebem esta verdade; e essa prostituição é espiritual. Quando fala sobre a possibilidade de se ter certeza da vida eterna, também o idólatra não entende (I João 5;13 e João 3;36 e 5;24). Por isso o mundo pagão e parte do mundo cristão, também não vêem e não sente; porque é idólatra. Como podemos ver a idolatria é pecado: aliás, é o principal dos pecados, porque está pondo o ídolo no lugar de Deus. Muitos querendo justificar-se, perguntam se nós não temos foto de algum antepassado nosso. Assim esses tais tentando justificar, usam a imagem como uma lembrança do seu santo a quem nem conheceram. Entretanto, a Bíblia em Ex 20 adverte: "Não farás para ti imagens de escultura, nem te curvarás diante delas". Afinal é ou não é a palavra de Deus? Deve ou não ser observada?

Qual foi a maior batalha travada por Deus contra Israel? Não foi a idolatria? Não foi este pecado que levou esse povo para o cativeiro babilônico? Foi exatamente a idolatria. Não importa o tipo de ídolo que eles adoravam: imagem de bezerro, imagem da rainha do céu, imagem do sol, e de outros ídolos. Portanto não há escapatória; não há onde se refugiar. Deus falou? Deve ser obedecido. Imagens de escultura são deuses; e Deus proíbe terminantemente outros deuses diante Dele. Hoje, como no passado, o homem cria para si ídolos para todas as finalidades: do casamento, da fertilidade, do comércio dos navegantes, dos motoristas, dos endividados etc. o apóstolo Paulo pergunta: "Não sabeis que o Espírito tem ciúme (zelo) de vós?". Deus sem dúvida, está extremamente indignado com grande parte da humanidade, porquanto: "Mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de répteis" (Rom 1;23). Por ventura tais palavras não nos fazem arrepiar?

Diz um ditado que, quem avisa amigo é. Deus está avisando; portando Ele é amigo. Antes de enviar para o cativeiro babilônico o seu povo de Israel Deus enviou os seus profetas, pedindo-lhe que se arrependesse: e não foi um nem dois nem três profetas que Ele enviou, porém, muitos. O Senhor Jesus Cristo contou algumas parábolas a respeito deste assunto, como por exemplo, a dos lavradores que, ao lhes enviar os seus mensageiros para receberem o produto da lavoura: uns foram perseguidos outros apedrejados e outros mortos. Quanto o Senhor Jesus veio em pessoa, foi crucificado por eles mesmos. Pergunta Jesus a Israel: "Que fará o dono da lavoura com esses homens? Respondem-lhe eles: virá e destruirá esses maus lavradores" (Marcos 12; 1ª12). A esta altura dos acontecimentos, perguntará o leitor: que fará Deus ao mundo de hoje que não quer abandonar esse tipo de culto idolátrico, ou prostituição espiritual? Devemos saber que o Deus dos profetas, o Deus dos apóstolos o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo e o nosso Deus, não mudou, mas continua o mesmo. Por isso diz: "Arrependei-vos, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor" (Atos 3;19). "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Se, pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8;32e36).

Nenhum comentário: