terça-feira, 11 de dezembro de 2007

HERESIAS NAS IGREJAS

HERESIAS NAS IGREJAS
PR TIMOFEI DIACOV

Diz o apóstolo Paulo: “E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós” (I Cor 11; 19). Heresia é algum ensino que se parece certo, porém, se examinado, verifica-se que é falso. A igreja na cidade de Corinto era prejudicada pelas seitas desse tipo, herético. O apóstolo gastou dezoito meses nessa cidade pregando e doutrinando, anunciando o evangelho de Jesus Cristo. Visitando e ensinando os convertidos. E por fim, parece ficaram algumas arestas a serem aparadas. Aliás, a erva daninha é a que mais cresce e mais depressa se desenvolve; e essas ervas daninhas são as heresias doutrinárias que surgem e se tornam sutis, difíceis de serem percebidas e eliminadas. O ser humano é muito propenso às emoções; é o que mais se vê, especialmente no Brasil. Barulho é o que mais atrai e beleza é o que mais deslumbra. Depois dos cultos os corações continuam vazios.

A igreja de Corinto sofria muita influência pelos costumes pagãos; como disse alguém, “saíram do mundo, mas o mundo não saiu deles”. Havia divisões, dissensões e até imoralidades; como por exemplo, diz Paulo, coisas que nem no mundo se praticavam, tal como, o pecado de incesto. Não temos dúvidas de que atrás disso estava a ação maligna que se chama Satanás. Que dizer do desejo de receber glórias humanas? Pessoas que querem ser “os coronéis da festa”; exemplo disto tem na epístola de João que ele menciona cujo nome é Diótrefes, que pretendia a primazia. Quando numa igreja acontecem divisões, geralmente a causa é essa, quando não, heresia. Por isso o apóstolo diz que, até importa que haja heresias entre vós. Os cristãos sinceros precisam reagir, pois do contrário a doutrina poderá ser deturpada. Reagir, ainda que com algumas perdas se não poderá haver perda total.

Você deve ter ouvido muitas vezes essa declaração: “No mundo deveria haver uma só igreja. Por que existem tantas seitas? Por que as igrejas se dividem? Por isso eu não me uno a nenhuma delas. Elas deveriam se unir”. Isso é totalmente impossível de acontecer, uma vez que a verdade não se une com o falso, luz não se une com treva, quem de fato conhece a verdade, jamais abrirá mão dela. A palavra de Deus tem que sempre ser preservada. É melhor reagir contra as heresias do que se acomodar a elas. Mais vale um grupo pequeno, mas fiel à verdade do que um grupo grande e cheio de heresias. O Senhor Jesus disse que, “os escândalos são impossíveis de serem evitados; mas ai daqueles por quem eles vierem”. Todas as igrejas precisam tomar consciência de que doutrina é coisa séria, não se importando com o preço que ela lhes cobre.

Diante disso o ensino é alerta para as verdadeiras igrejas de Cristo, as que Paulo chama de sinceras, claro está que a fidelidade deve estar sempre presente, digo fidelidade à palavra de Deus, pois todas as vezes que a palavra é deixada de lado, a doutrina sofre detrimento. E assim vão surgindo heresias e mais heresias, seitas e mais seitas, distantes da palavra de Deus; como disse o apóstolo Pedro, “o diabo vosso adversário anda em derredor procurando a quem possa tragar”, especialmente no que diz respeito à doutrina. Se lermos os capítulos 2e3 do Apocalipse veremos o Senhor Jesus advertindo do perigo dessas heresias, sempre exortando à fidelidade: “Sê fiel até à morte, e te darei a coroa da vida”, 2;10. Como vai indo a sua igreja? Examine-a à luz da palavra de Deus, pois não basta moralmente estar certa, e doutrinariamente errada, uma vez que Deus quer completa fidelidade.

Nenhum comentário: