terça-feira, 11 de dezembro de 2007

RELIGIÃO NÃO SE DISCUTE

RELIGIÃO NÃO SE DISCUTE
PR TIMOFEI DIACOV


Estávamos efetuando uma visita à determinada empresária para abençoar a sua firma e às suas funcionárias. E após uma ligeira leitura bíblica, um pequeno comentário e uma oração, uma de suas funcionária disse: “Religião não se discute, pois cada um segue o que quer”. Discutimos política, economia, inflação monetária, problemas de governo, problemas de assaltos, problemas familiares, educação de filhos etc. Todos esses problemas são desta vida: esta vida que logo termina; que nada tem a ver com nosso futuro eterno. Por que hão de receber tanta atenção coisas desta vida, e nada da outra? Qual é a finalidade da religião, se não a de aperfeiçoar o relacionamento do homem com Deus? Ou por outra, de levar o homem a se religar com Ele? Ou será que o homem nasce sabendo tudo que diz respeito aos ensinos bíblicos?

Não diz o ditado popular que da discussão nasce a luz? Ou será que todos já possuem luz suficiente, relativa à vida eterna? O Senhor Jesus Cristo disse em João 8:32e36: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará... Se pois o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Quando estudávamos em escolas públicas, era costume nós os alunos, nos reunirmos fora de aula para discutir determinados assuntos difíceis. O mesmo acontece com a Câmara dos Deputados e Senado; e também com outras entidades políticas para o debate sobre determinados problemas. Tornamos a perguntar: e religião não merece muito mais discussão, uma vez que diz respeito ao nosso futuro eterno. Como podemos ver, está faltando a esses que assim pensam, um pouco de bom senso; ou para ser mais claro está havendo inversão de valores.

O apóstolo Paulo diz em I Tes 4:13e14: “Não quero porém irmãos que sejais ignorantes em relação aos que dormem, para que não vos entristeçais como os demais que não têm esperança”. Ignorância quer dizer desconhecimento. Não estudam, não examinam, não discutem: estão dando um salto no escuro. Para que foi escrita a Bíblia? Não é para ser lida, estudada e conhecida? OU para enfeitar a sala ou a biblioteca? Para esses tais citamos a palavra do apóstolo Paulo: “Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá” (Ef 5:14). A palavra mortos tem o sentido de pessoas adormecidas espiritual e intelectualmente. E na carta de I Cor 2:14 diz: “O homem natural não entende as coisas do Espírito de Deus, pois lhe parecem loucura; e não pode entende-las porque elas se discernem espiritualmente”.

Então você não acha que está na hora de discutir o assunto, uma vez que uns dão uma interpretação, e outros dão outra; e outros há que torcem o texto, dando um sentido completamente oposto. Aliás, o apóstolo Pedro referindo-se a certos escritos de Paulo, diz que há pontos difíceis de entender; e que os indoutos torcem. A igreja de Jerusalém, quando surgiu o problema da circuncisão na igreja de Antioquia, trouxe este assunto ao plenário para a discussão depois de um acalorado debate, chegou à conclusão de que este assunto deveria morrer no antigo judaísmo. Então a religião deve ser bem discutida antes de ser aceita. Nada de: “Magister dixite”, ou seja, o mestre falou todo mundo aceita. Cuidado! Há tantos mestres que não merecem crédito. Portanto, voltemos ao estudo da palavra de Deus; e se necessário, com muita discussão, pois dela nasce a luz.

Nenhum comentário: